Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

De novo? Monólito aparece na Turquia e some depois de quatro dias

A misteriosa placa de metal com uma inscrição curiosa surgiu perto de um dos templos mais antigos do país na última sexta

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/02/2021, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O monólito encontrado na Turquia - Divulgação/AA
O monólito encontrado na Turquia - Divulgação/AA

Na última sexta-feira, 5, um fazendeiro se surpreendeu ao se deparar com um monólito na província de Sanliurfa, sudeste da Turquia. Embora as autoridades tenham iniciado uma investigação para entender a origem da escultura, ela desapareceu novamente hoje, 9, apenas quatro dias depois.

O monumento era um bloco de metal que tinha por volta de três metros de altura. Ele continha uma inscrição, escrita em Göktürk, um antigo alfabeto turco, que se traduzia para: "Olhe para o céu, você verá a lua".

Uma nova investigação será feita para entender como o enorme bloco de metal foi colocado no local sem ninguém perceber e como ele também foi retirado de lá, rapidamente, da mesma maneira. 

"Vimos que o bloco de metal não estava mais em seu lugar”, disse o proprietário da área, Fuat Demirdil, em entrevista à agência estatal Anadolu. “Os residentes também não conseguem resolver o mistério. Não sabemos se foi colocado no meu campo para fins de marketing ou como um anúncio".

O local onde o monólito foi avistado também é especial. Próximo dele, está um dos templos mais antigos do mundo que leva o nome de Gobekli Tepe. Ele é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e possui estruturas que remontam ao 10º milênio a.C.

No entanto, o que mais gera curiosidade é que essa história não é única. No ano passado, monólitos foram encontrados em alguns países ao redor do mundo, como nos Estados Unidos e na Romênia.  Um grupo de artistas, apelidados de The Most Famous Artist, revelou ser responsável pela presença da insólita estrutura em Utah, nos EUA.