Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Canadá

Canadá: Em apenas uma semana, escola judaica é alvo de disparos

O ataque a tiros ocorrido no último domingo, 12, é o segundo em uma semana

Redação Publicado em 13/11/2023, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da bandeira do Canadá - Imagem de Jude Joshua por Pixabay
Imagem ilustrativa da bandeira do Canadá - Imagem de Jude Joshua por Pixabay

No último domingo, 12, uma escola religiosa judaica localizada em Montreal, no Canadá, foi alvo de disparos pela segunda vez em uma semana, conforme a polícia da cidade. O caso aconteceu em meio ao conflito no Oriente Médio.

A porta-voz da polícia, Véronique Dubuc, comentou sobre o ocorrido:

Por volta das 5h locais [7h em Brasília], foram recebidas várias chamadas no 911 [telefone de emergência] sobre tiros ouvidos por cidadãos".

Segundo repercutiu o jornal O Globo com informações da AFP, quando chegaram no local, foi avaliado pelos agentes o impacto de "projéteis na fachada" da escola.

Além disso, uma fonte disse que encontrou, no chão do local, alguns cartuchos de bala. No momento do ataque não havia ninguém na escola, conforme autoridades relataram para a AFP. 

Vale destacar que, na última quinta-feira, 9, a escola foi alvo de tiros. No ataque de ontem, testemunhas disseram terem visto um veículo saindo, após os disparos, “rapidamente”. O caso foi condenado pelo premiê de Québec, François Legault, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau e a prefeita de Montreal, Valérie Plante.

Conflitos

Na última semana, em Montreal, dois coquetéis molotov foram arremessados contra uma sinagoga. O caso não deixou feridos, mas danificou levemente o prédio.

Além disso, na última quarta-feira, 8, dois grupos de estudantes que se autodenominavam pró-Israel e pró-palestinos, da Universidade de Concórdia, entraram em conflito, que deixou três pessoas feridas. Uma mulher envolvida foi presa por "agressão física".