Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Canadá: Em meio a conflito Israel-Hamas, escolas judaicas sofrem ataques a tiros

Em menos de uma semana, três casos de disparos contra escolas judaicas foram registrados na cidade de Montreal

Redação Publicado em 13/11/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escola judaica que sofreu ataque a tiros em Montreal, no Canadá - Reprodução/Vídeo/YouTube/@CTVNews
Escola judaica que sofreu ataque a tiros em Montreal, no Canadá - Reprodução/Vídeo/YouTube/@CTVNews

Na manhã do último domingo, 12, uma escola judaica em Montreal, no Canadá, foi atingida por tiros. De acordo com a mídia local, este é o terceiro ataque a instituições de ensino do tipo somente na última semana na cidade, resultado da grande tensão existente entre Israel e o Hamas e os conflitos registrados desde 7 de outubro no Oriente Médio.

+ Árabes X Judeus: As sementes da discórdia

Nenhuma pessoa ficou ferida após os disparos contra a Yeshiva Gedola — instituição de ensino judaica pós-secundarista — de Montreal no domingo. As marcas de bala na fachada do prédio e projéteis foram encontrados logo após o som dos disparos, segundo a CBC News do Canadá.

Conforme repercutido pelo The Guardian, a polícia local anunciou na quinta-feira, 9, que investigavam outros dois registros de tiroteios noturnos em escolas judaicas de Montreal, após funcionários encontrarem munições em frente às instituições. Até o momento, porém, não existe nenhuma prova que relacione os três ataques.

Tensão global

Além dos recentes ataques registrados em Montreal, outros incidentes decorrentes da tensão entre Israel e Hamas — grupo extremista palestino que iniciou conflito no começo de outubro — foram registrados no Canadá entre pessoas aliadas a lados opostos. Na quarta-feira, 8, uma confusão na Universidade Concordia resultou até mesmo em feridos e uma prisão.

Segundo administradores da universidade, a instituição — bem como outras semelhantes — vem testemunhando "um aumento preocupante de atos de intimidação e comportamento intolerante", o que vem intimidando alguns estudantes. À imprensa, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, condenou toda a violência crescente:

Eu sei que as emoções estão altas e as pessoas estão assustadas. Mas atacar uns aos outros não é quem somos como canadenses", disse. "Se em algum lugar do mundo for começar a construir os tipos de entendimentos que precisaremos para ver uma resolução pacífica no Médio Oriente… isso começa num lugar como o Canadá."
Justin Trudeau durante pronunciamento sobre incidente na Universidade Concordia
Justin Trudeau durante pronunciamento sobre incidente na Universidade Concordia / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@CTVNews