Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Canhão

Canhão do século 14 pode ser o mais antigo já registrado na Europa

A análise dos pesquisadores ainda revelaram que o canhão estava ‘carregado’ e pronto para disparar

Redação Publicado em 18/09/2023, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Canhão encontrado na costa da Suécia - Reprodução / Bo Niklasson / Museu Bohusläns
Canhão encontrado na costa da Suécia - Reprodução / Bo Niklasson / Museu Bohusläns

Uma descoberta arqueológica extraordinária feita nas águas costeiras da Suécia em 2001 é capaz de revelar o passado marítimo da Europa. Trata-se de um canhão de navio que pode muito bem ser o mais antigo já encontrado no continente, de acordo com novo estudo.

Um canhão submarino intrigante revelou sua idade quando pedaços de tecido, teorizados como restos de um saco de pólvora chamado cártula, foram datados por radiocarbono, indicando que remonta ao século 14. Essa descoberta coloca o canhão no panteão dos primeiros canhões de bordo e, potencialmente, o mais antigo do tipo no mundo.

A análise revelou algo ainda mais fascinante: o item estava carregado e pronto para uso, sugerindo que não estava a bordo apenas para ser usado em terra. Ao contrário dos canhões posteriores que disparavam balas de metal, esses primeiros eram projetados para lançar bolas de pedra contra possíveis agressores.

Staffan von Arbin, estudante de doutorado em arqueologia marítima na Universidade de Gotemburgo e autor principal do estudo, explicou:

"A intenção não era afundar um navio inimigo. Essas armas eram  'antipessoal' — usadas simplesmente para 'limpar o convés' de um navio inimigo", explicou ao Live Science.

De onde veio?

A origem exata do canhão e o tipo de navio em que estava instalado ainda é um mistério, no entanto, os autores do estudo, publicado em 3 de agosto na revista The Mariner's Mirror, disseram que o canhão foi encontrado a cerca de 20 metros de profundidade e aproximadamente 5 quilômetros a sudoeste da ilha de Marstrand, na costa oeste da Suécia.

Há uma suposição de que o canhão fazia parte de um navio que naufragou no local, possivelmente após atingir o recife local conhecido como Kleningen, segundo a Live Science.

Informações gerais

O canhão tem aproximadamente 47,5 centímetros de comprimento e uma forma de funil, com uma estreita câmara de pólvora na parte traseira e um cano largo, medindo mais de 18,5 centímetros de diâmetro na frente.

No século 14, o Báltico era uma rota de comércio movimentada, frequentemente ameaçada por piratas e navios inimigos, o que levanta a possibilidade de que navios mercantes da época estivessem armados.

A próxima etapa da pesquisa envolverá a análise do fundo do mar em busca de quaisquer vestígios adicionais do canhão, enquanto a dendrocronologia será usada para determinar mais detalhes sobre a data e a origem do navio, examinando os anéis de crescimento das árvores na madeira que compõe o canhão.