Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Salvador

Em Salvador, canhões dos séculos 17 e 18 são encontrados soterrados durante obras

Os canhões podem ter feito parte da linha de defesa do antigo Forte da Laje, local importante da cidade

Redação Publicado em 04/08/2023, às 14h43 - Atualizado às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Canhão encontrado durante obra em Salvador - Reprodução / Iphan
Canhão encontrado durante obra em Salvador - Reprodução / Iphan

Durante os trabalhos de requalificação na região do Centro Histórico de Salvador, duas antigas peças de artilharia que estavam enterradas foram descobertas, conforme anunciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quinta-feira, 3. Especialistas acreditam que esses canhões possam datar dos séculos 17 e 18.

As relíquias foram identificadas em locais estratégicos: uma na Rua Conceição da Praia e outra na Praça Irmãos Pereira. Segundo o Iphan, os canhões foram provavelmente posicionados voltados para o mar, desempenhando um papel crucial na defesa da cidade.

Ainda não se sabe com exatidão o ano em que eles foram feitos ou até mesmo utilizados, já que somente após análises mais profundas esses mistérios serão desvendados. O estado de preservação dos itens não é o ideal, já que devido ao soterramento, os canhões estavam sujos e com a camada de tinta já desgastada.

Segurança do Forte da Laje

A análise sugere que essas peças de artilharia podem ter sido parte da linha de defesa que compunha o perímetro atrás do antigo Forte da Laje, de acordo com o G1, embora esse forte já não exista mais.

Visando a preservação adequada desses achados históricos, ambas as peças serão submetidas a processos de curadoria e armazenamento apropriado. O achado traz à tona mais uma parte da rica história de Salvador, ressaltando fatos sobre sua importância na defesa costeira e destacando a necessidade contínua de preservação de seu patrimônio cultural.