Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Canoas mais antigas já encontradas no Mediterrâneo são localizadas na Itália

Usadas há mais de 7 mil anos, canoas apontam avançadas técnicas de construção e navegação com barcos e possível comércio no Neolítico

Éric Moreira Publicado em 21/03/2024, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem subaquática de canoa encontrada na costa da Itália - Divulgação/PLOS ONE/Gibaja et al.
Imagem subaquática de canoa encontrada na costa da Itália - Divulgação/PLOS ONE/Gibaja et al.

Na última quarta-feira, 20 de março, um estudo publicado na revista PLOS One descreveu a descoberta impressionante das canoas mais antigas já encontradas no Mar Mediterrâneo. O achado ocorreu na costa da Itália, no assentamento costeiro submerso de La Marmotta.

Segundo o estudo, as cinco canoas encontradas teriam sido utilizadas há mais de 7 mil anos por habitantes de uma aldeia neolítica que existiu onde hoje é Roma. Elas teriam servido para pesca e transporte, e podem também ser indicativo de alguma espécie de comércio na era pré-histórica.

+ Arqueólogos acreditam ter encontrado o naufrágio mais antigo da História, de 3.600 anos de idade

"Um dos menores [barcos] provavelmente foi usado para pesca", disse por e-mail ao Live ScienceMario Minel, co-autor do estudo e arqueólogo e coordenador diretor do Museu da Civilização de Roma. "Os dois maiores mediam quase 11 metros de comprimento por 1,2 m de largura e é provável que — graças também ao fácil acesso à costa do Tirreno através do rio Arrone — pudessem ter sido usados ​​para posterior comércio."

Canoa descoberta na costa da Itália / Crédito: Divulgação/PLOS ONE/Gibaja et al.

Vale mencionar que, além dos barcos, também foram encontrados no local numerosos artefatos, incluindo ferramentas de pedra e obsidiana, vasos de cerâmica, estatuetas e ornamentos. Em 2022, também foram encontradas 52 foices de madeira na região, possivelmente utilizadas para a colheira de grãos de cereais.

+ Armas ainda afiadas e esqueletos são encontrados em necrópole na Itália

Técnicas avançadas

Um fator que chama atenção nas canoas são as aparentes "técnicas avançadas de construção" empregadas por seus construtores. Por exemplo, as embarcações incorporam reforços transversais que teriam aumentado a durabilidade dos cascos das canoas.

"As técnicas de construção e os materiais utilizados indicam uma compreensão sofisticada da construção e navegação de barcos", afirma à Live Science o autor sênior do estudo, Niccolò Mazzucco, pesquisador do Departamento de Civilizações e Formas de Conhecimento da Universidade de Pisa, na Itália.

"[Isso] é significativo porque mostra a engenhosidade e habilidade dos povos antigos na utilização de recursos naturais para criar meios de transporte eficientes."

Além disso, três objetos de madeira em forma de T encontrados próximos às canoas sugerem também a possibilidade de uso de "velas ou estabilizadores" ou flutuadores nas canoas, que serviam para "prender cordas amarradas a velas ou outros elementos náuticos", acrescenta o estudo.

"Tais avanços sugerem uma compreensão mais profunda da tecnologia marítima e da navegação, com embarcações equipadas para viagens de longa distância", acrescenta Mazzucco ao Live Science. 

Canoa descoberta na costa da Itália / Crédito: Divulgação/PLOS ONE/Gibaja et al.

Também chama atenção a capacidade dos construtores de utilizar vários tipos de madeira em suas construções, o que sugere que eles sabiam quais árvores poderiam ser utilizadas, e quais não.