Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Capacete medieval é descoberto em ilha desabitada na Itália

Datado de entre os séculos 16 e 17, capacete medieval foi descoberto na ilha desabitada de Vendicari, na costa sudeste da Sicília, na Itália

Éric Moreira Publicado em 02/04/2024, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia subaquática do capacete medieval - Reprodução/Facebook/Soprintendenza del Mare
Fotografia subaquática do capacete medieval - Reprodução/Facebook/Soprintendenza del Mare

Recentemente, arqueólogos subaquáticos da Universidade de Nápoles, na Itália, recuperaram um artefato bastante curioso: um capacete medieval datado de entre os séculos 16 e 17. A descoberta foi feita nas águas em torno da ilha desabitada de Vendicari, na costa sudeste da Sicília.

Conforme informado pelo Heritage Daily, a ilha de Vendicari possui parte de sua costa composta majoritariamente por uma reserva natural, e ela praticamente nunca foi habitada.

Os únicos vestígios de atividade humana que podem ser encontrados por lá são ruínas de uma antiga fábrica de atum, construída pelo Barão Modica Munafo, no século 19, e ruínas mais antigas da Torre Sveva, uma torre defensiva do século 15.

+ 'Quebra-cabeça antigo': Armadura romana de 1.800 anos é parcialmente remontada

O capacete medieval, por sua vez, foi descoberto em meio a um estudo que buscava evidências de patrimônio cultural submersas em torno da ilha. Identificado a uma profundidade de 5 metros, ele foi recuperado pelos professores Enzo Morra e Leopoldo Repola, da Universidade de Nápoles, e foi entregue à Superintendência do Mar, segundo comunicado no Facebook.

+ Canoas mais antigas já encontradas no Mediterrâneo são localizadas na Itália

Capacete descoberto na Itália / Crédito: Reprodução/Facebook/Soprintendenza del Mare

Tipo de capacete

Segundo informado pelos pesquisadores, o capacete descoberto foi identificado como sendo um cabasset, um tipo comum na infantaria e cavalaria leve da região nos séculos 16 e 17. Algumas pessoas acreditam que a palavra se origine do espanhol "cabeza", que significa "cabeça", mas outras referências sugerem que a palavra também possa vir do dialeto italiano para "pera", em referência à forma do capacete que lembra à fruta.

+ Templo grego e capacetes antigos são encontrados em cidade da Itália

Agora, os arqueólogos esperam realizar mais estudos em torno de Vendicari, a fim de determinar se o capacete seria apenas uma rara descoberta isolada, ou se pode existir algum naufrágio na área.