Notícias » Arqueologia

Cardápio de 1913 é descoberto durante reformas em Liverpool

O menu em questão pertencia a um estabelecimento que vendia cafés e chás, bebidas que ainda são vendidas no local atualmente

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/05/2021, às 06h56

Fotografia do cardápio
Fotografia do cardápio - Divulgação/ Leaf

Durante obras recentes em um café da cidade de Liverpool, na Inglaterra, construtores fizeram uma descoberta histórica inusitada: o cardápio de um outro café que ocupava o mesmo local no ano de 1913, chamado Yamen Coffee and Tea Rooms. A notícia foi repercutida pelo UOL. 

De maneira ainda mais surpreendente, as letras do panfleto (que teria caído do teto do local, surpreendendo os trabalhadores responsáveis pela reforma) permaneceram legíveis até hoje, segundo revelado na publicação, ainda é possível saber quais eram os pratos servidos naquela época em Liverpool.

O variado cardápio, entretanto, não foi o único artefato descoberto ali: outros itens do Yamen Coffee retirados das vigas do edifício foram um chapéu de garçom com o nome do antigo estabelecimento bordado na aba; garrafas e instruções para um antigo jogo de cartas britânico. 

Fotografia do cardápio / Crédito: Divulgação/ Leaf

 

Natalie Haywood, que é a proprietária do estabelecimento atual, nomeado como Leaf, deu uma entrevista à CNN, na ocasião, a mulher afirmou que as descobertas eram “alucinantes” e “quase assustadoras”, já que ela também vende cafés e chás

"Naquela época, Liverpool era muito rica e uma grande porcentagem do tráfego marítimo mundial passava pelo porto", comentou ela enquanto especulava a respeito da razão por trás da variedade dos pratos encontrados no cardápio de 1913. 

A britânica decidiu ainda incorporar alguns dos pratos do antigo Yamen Coffee, como o ensopado irlandês e o rarebit galês (que consiste em um molho feito com queijo e manteiga que é servido sobre um pão torrado).