Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Cartas de 1719 revelam que vida jovem em Londres não mudou tanto com o tempo

Cerca de 65 cartas enviadas por jovem britânico do século 18 ao seu pai revela detalhes sobre como era a vida jovem na capital inglesa na época

Éric Moreira Publicado em 26/03/2024, às 08h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de antiga carta revelada recentemente - Divulgação/National Trust
Fotografia de antiga carta revelada recentemente - Divulgação/National Trust

Em 1719, o jovem Ben Browne partiu de sua pequena aldeia no norte da Inglaterra, Troutbeck, rumo às luzes brilhantes de Londres. Em um conjunto de 65 cartas enviadas por ele ao seu pai na época, reveladas recentemente pelo National Trust, é possível perceber que, embora sejam de três séculos atrás, as preocupações dos jovens da época não eram assim tão diferentes de hoje.

As cartas narram vividamente a nova vida de Browne em Londres, onde ele se formaria como escriturário de um advogado. Nesse tempo, um pedido foi feito por Browne ao seu pai algumas vezes, que não o distancia tando dos jovens de hoje: dinheiro para se sustentar na cidade grande.

+ Cartas a Theo: As correspondências que mostram outro lado de Van Gogh

Agora, as cartas podem ser vistas em Townend, a casa da família Browne, que hoje é administrada também pelo National Trust. "Essas cartas são tão identificáveis ​​​​e mostram que nada realmente mudou", afirma Emma Wright, gerente de coleções e da casa de Townend, ao The Guardian.

Assim como os e-mails ou mensagens de texto que podem receber hoje, muitos pais com filhos viajando para o mundo apreciarão como [o pai de Browne] deve ter se sentido ao receber notícias [dele] e pedidos de ajuda, enquanto qualquer jovem que chegou em uma cidade grande para estudar ou trabalhar reconhecerá as situações em que o jovem Ben se encontra", acrescenta Wright.
Townend / Crédito: Divulgação/National Trust/James Dobson

As cartas

Logo nas primeiras cartas de Browne, ele menciona uma grande agitação social em Londres por parte dos tecelões de seda de Spitalfields em protestos violentos contra a importação de chita da Índia. Conforme o jovem descreve, esta foi uma "grande perseguição por parte dos tecelões desta cidade… eles estão famintos por falta de comércio".

Com o tempo, porém, Browne não demorou para que sentisse o peso monetário da vida na cidade grande, e frequentemente pedia dinheiro para ajudar com o aluguel e para comprar meias, calças, perucas e outros itens necessários. Ele ainda esperava que os pais não o considerassem extravagantes, mas afirmava que as roupas que tinha eram "mesquinhas em comparação [com] o que eles usam aqui".

+ A história por trás das cartas da Segunda Guerra devolvidas 70 anos depois

Em Londres, o jovem também trabalhava muitas horas por dia, das 8h até as 20h, copiando documentos. Em dado momento, sentiu-se irritado por ter perdido o "auge" de sua "juventude". Ainda assim, ele manteve uma vida social animada, saindo com amigos e comendo e bebendo na Fleet Street, além de conseguir recursos para satisfazer sua paixão por livros.

Inclusive, vale mencionar que vários destes livros também podem ser vistos em Townend, desde romances e ficções e peças de Shakespeare, com anotações de Browne feitas à mão.

Antiga carta enviada por Ben Browne ao pai / Crédito: Divulgação/National Trust

Enquanto estava em Londres, Browne também atendeu a uma série de solicitações de familiares e amigos da família em Troutbeck, enviando vários presentes para sua cidade-natal. Em uma eventual carta, ele revelou que tinha se casado com uma mulher chamada MaryBlanch, empregada de seu empregador, e implorou pela bença e perdão de seu pai — devidamente concedido — por tê-la cortejado em segredo.

Sempre reconhecerei as muitas e cativantes gentilezas e conselhos afetuosos que recebi de pai e mãe tão indulgentes e afetuosos", escreve ele também em outra carta.

+ A angustiante carta de amor de 445 anos encontrada em tumba da Coreia do Sul

Por fim, conforme repercute o Guardian, Browneviveu por 16 anos em Londres, até que decidiu retornar para a fazenda de sua família em Lake District. Seu pai guardou as dezenas de cartas recebidas pelo filho, que foram reveladas recentemente; já as escritas pelo homem mais velho praticamente não sobreviveram.