Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Equador

Cartel Los Lobos reivindica ataque que matou candidato à presidência do Equador

O candidato à presidência Fernando Villavicencio foi morto em ataque à tiros na última quarta-feira, 9

Redação Publicado em 10/08/2023, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo publicado pelo cartel Los Lobos reivindicando a morte de presidenciável, e o candidato Fernando Villavicencio - Reprodução/Vídeo/Twitter: @larazon_es / Foto por Asamblea Nacional del Ecuador pelo Wikimedia Commons
Vídeo publicado pelo cartel Los Lobos reivindicando a morte de presidenciável, e o candidato Fernando Villavicencio - Reprodução/Vídeo/Twitter: @larazon_es / Foto por Asamblea Nacional del Ecuador pelo Wikimedia Commons

Na última quarta-feira, 9, o candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio foi morto a tiros enquanto saía de uma reunião política na cidade de Quito. Após o ocorrido, membros da organização criminosa Los Lobos, considerada a segunda maior do país, publicaram um vídeo no X, antigo Twitter, onde podem ser vistos encapuzados e armados, reivindicando o ataque à Villavicencio.

Na noite de ontem, algumas horas após o ataque ao candidato presidencial, seis pessoas foram presas, possivelmente associadas ao crime. No entanto, acredita-se que a Los Lobos — uma facção dissidente da Los Choneros, a qual Villavicencio demonstrou possuir conflitos na última semana — possua mais de 8 mil membros, sendo envolvida com tráfico internacional de cocaína.

No vídeo, os criminosos dizem que "toda vez que políticos corruptos não cumprirem suas promessas quando receberem nosso dinheiro, que é de milhões de dólares, para financiar sua campanha, serão dispensados".

Além disso, também ameaçam outro candidato à presidência: "Você também, Jan Topic, mantenha sua palavra. Se você não cumprir suas promessas, você será o próximo."

Apesar do vídeo, autoridades do Equador ainda não vinculam de maneira oficial o assassinato de Villavicencio a Los Lobos, até porque na última semana o político revelou receber ameaças de Los Choneros, outra facção do país, considerada a maior e mais perigosa.

Entenda o caso

FernandoVillavicencio era um dos principais candidatos à presidência do Equador — em segundo lugar, de acordo com as pesquisas — que, no fim da tarde da última quarta-feira, 9, foi morto em um ataque a tiros na cidade de Quito, após uma reunião política.

Na ocasião, ele foi socorrido rapidamente e levado à Clínica da Mulher, o hospital mais próximo ao local do incidente, mas não resistiu aos ferimentos.

Afiliado ao Movimento Construye, Villavicencio declarava ser defensor das causas sociais indígenas e dos trabalhadores, segundo o UOL. Além disso, ao longo de sua campanha também condenou as facções criminosas formadas ao longo do país, que vem sendo um grande palco no tráfico de drogas, e dizia que, caso fosse eleito, promoveria diversas ações de repressão.

Fotografia de Fernando Villavicencio em meio a campanha presidencial
Fotografia de Fernando Villavicencio em meio a campanha presidencial / Crédito: Reprodução/Instagram/Fernando Villavicencio