Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / João Ribeiro

Caso João Ribeiro: idoso resgatado de trabalho escravo reencontra família após 40 anos

Idoso trabalhou durante 39 anos em uma fazenda de café em condições análogas à escravidão

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/03/2023, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Ribeiro junto aos filhos - Divulgação / TV Globo
João Ribeiro junto aos filhos - Divulgação / TV Globo

João Ribeiro, o idoso que passou 39 anos de sua vida em situação análoga à escravidão, reencontrou sua família recentemente. Ele, que trabalhava em condições precárias e sem qualquer documento em uma fazenda de café, foi reconhecido pela irmã, Ana Zilia, depois que uma matéria do Fantástico, da TV Globo, foi transmitida na televisão.

A história do homem, que é conhecido como João do Brejo, tornou-se de conhecimento nacional após uma reportagem feita pelo programa acerca do resgate de trabalhadores em condições ilegais de trabalho no estado de Minas Gerais.

A irmã de João, assim que o reconheceu pela TV, decidiu contar a novidade aos filhos dele, que desapareceu misteriosamente e nunca mais havia sido visto pelos familiares. A família solicitou a realização de exames de DNA, que, na última semana, confirmaram o parentesco.

Transtorno neuropsiquiátrico

De acordo com informações do portal de notícias UOL, Ribeiro possui um transtorno neuropsiquiátrico e não tinha lembranças de sua vida antes de chegar à fazenda.

Os filhos do idoso contaram à reportagem que, pouco antes do sumiço, ocorrido em 1983, o pai estava tendo problemas de saúde mental. Ele chegou à fazenda em 1984.

Nós procuramos ele por um bom tempo, mas nunca mais o encontramos", disse Natal, um dos filhos de João.

Como apontou a fonte, Natal quer levar o pai para morar com ele no sítio da família e até já arrumou um quarto para receber pai, que atualmente se encontra em um lar para idosos em Bueno Brandão (MG).