Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cemitério gótico é descoberto em floresta da Polônia

O local estava repleto de tesouros de 2 mil anos atrás; entenda!

Redação Publicado em 16/08/2023, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns fragmentos interessantes de cerâmica encontrados no local - Divulgação/ Olaf Popkiewicz
Alguns fragmentos interessantes de cerâmica encontrados no local - Divulgação/ Olaf Popkiewicz

Em uma floresta localizada na porção norte da Polônia, pesquisadores descobriram um cemitério de 2 mil anos formado por cerca de 50 sepulturas em estilo gótico. Ao explorarem o sítio arqueológico, eles encontraram ainda uma verdadeira coleção de artefatos valiosos. 

Conforme repercutiu o The First News, as relíquias desenterradas incluem três colares de prata — com um deles sendo também decorado com pequenas contas metálicas de prata—, e broches feitos com o metal. Além disso, havia uma urna funerária e diversos fragmentos de cerâmica. 

Colares e broches de prata / Crédito: Divulgação/ Olaf Popkiewicz

No Facebook, o parque onde foi feito o achado arqueológico divulgou uma mensagem promissora a respeito dos estudos do local: 

Durante três semanas conseguimos analisar mais de 250 quilômetros quadrados de área do cemitério e descobrir 50 túmulos! Isso constitui apenas um pequeno fragmento da área do sítio, que estimamos ter mais de um hectare!", afirmou a publicação. 

Povo godo 

Vale mencionar que, na época da utilização do cemitério, eram os godos que habitavam o norte da Polônia. Eles eram um povo de origem germânica formado pela junção de muitos clãs.