Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / RMS Titanic

As joias que foram recuperadas do naufrágio do Titanic

Descubra alguns dos aneis e broches usados pelos passageiros da embarcação afundada em 1912

Redação Publicado em 29/06/2023, às 17h40 - Atualizado em 30/11/2023, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de anel de três diamantes que foi recuperado do naufrágio - Divulgação/ Youtube/ RMS Titanic Brasil
Fotografia de anel de três diamantes que foi recuperado do naufrágio - Divulgação/ Youtube/ RMS Titanic Brasil

No icônico filme "Titanic" de 1997, dirigido pelo cineasta James Cameron, a protagonista da história, a jovem Rose, é presenteada por seu noivo com o chamado "Coração do Oceano", um valiosíssimo colar decorado com um dimante azul de 56 quilates.

Em uma das cenas mais famosas do longa de Cameron, a personagem, então na terceira idade, revela ainda estar em posse do rico pingente, porém decide despejá-lo no mar às escondidas — embora tenha acabado de conversar com um grupo de pesquisadores que estava procurando pela joia

A relíquia, vale enfatizar, não existe de verdade, mas houve uma série de outras finas peças de joalheria que de fato estiveram a bordo do RMS Titanic durante sua fatídica viagem inaugural, tendo sido levadas para a embarcação principalmente pelos passageiros da primeira classe. 

Assim, após a descoberta da localização das ruínas do naufrágio em 1985, os esforços de pesquisa foram capazes de recuperar algumas dessas interessantes relíquias do passado. 

Em 2013, aliás, com os 100 anos desde que o transatlântico afundou, ocorreu nos Estados Unidos uma exposição chamada "Joias do Titanic" que reuniu esses artefatos. 

Joias naufragadas

Anel encontrado no Titanic / Crédito: Divulgação/ Youtube/ RMS Titanic Brasil 

Entre eles, estavam anéis, broches, botões e colares, muitos desses tendo sido encontrados em uma única bolsa de couro de um modelo conhecido como "Gladstone", que foi criado no século 19 e possui uma característica estrutura interna de metal. 

Segundo explicado por Alexandra Klingelhofer, vice-presidente do acervo da empresa RMS Titanic, Inc., que administra os mais de 5,5 mil objetos recuperados das ruínas do navio, é possível que a bolsa inclua joias de diferentes passageiros: 

[A bolsa] provavelmente estava sob os cuidados do comissário de bordo, um funcionário responsável por lidar com dinheiro e outros objetos de valor. O comissário provavelmente removeu as joias de um cofre no Titanic quando o navio estava afundando e as colocou em bolsas de couro para que pudesse devolvê-las aos seus donos após o resgate. Mas nenhum comissário foi resgatado", apontou ela em entrevista à Reuters.
A bolsa de couro / Crédito: Divulgação/ Youtube 

"A maioria das melhores peças sofisticadas veio da bolsa Gladstone. São peças lindas, explícitas e eduardianas", apontou Klingelhofer em uma conversa com a Forbes em 2013.

Outro item precioso que foi encontrado nos destroços e integrou a exibição daquele ano foi um relógio de bolso de ouro que pertenceu a Thomas William Solomon Brown, um passageiro de segunda classe que viajava junto da esposa e da filha no RMS Titanic, porém, enquanto as duas sobreviveram, ele infelizmente afundou com o navio, conforme divulgado pela CBS News. 

Confira abaixo um vídeo que mostra algumas das joias recuperadas dos destroços do transatlântico: