Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

China: Fóssil de 150 milhões de anos indica evolução da linhagem das aves

Batizada de “Fujianvenator prodigiosus”, a espécie exibe morfologias que se assemelham à outros dinossauros

Redação Publicado em 06/09/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil de ave descoberto na China - Reprodução / ZHAO Chuang
Fóssil de ave descoberto na China - Reprodução / ZHAO Chuang

Na China, uma equipe de pesquisa do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP) da Academia Chinesa de Ciências e do Instituto de Pesquisa Geológica de Fujian (FIGS), analisou e descreveu um terópode aviano "novo" de 150 milhões de anos na província de Fujian. Nesta quarta-feira, 6, as descobertas foram publicadas na revista Nature.

Batizada de Fujianvenator prodigiosus, a nova espécie exibe um bizarro conjunto de morfologias que também são compartilhadas com outros tipos de dinossauros avianos, os dromeossaurídeos e troodontídeos. Essas características surpreendentes podem trazer um novo elo em relação à evolução dos pássaros.

O principal autor, Wang Min, disse em um comunicado:

Nossas análises comparativas mostram que ocorreram mudanças marcantes no plano corporal ao longo da linha inicial dos avianos, que é largamente impulsionada pelo membro anterior, acabando por dar origem à proporção típica dos membros das aves". "No entanto, o Fujianvenator é uma espécie estranha que divergiu dessa trajetória principal e desenvolveu uma arquitetura bizarra dos membros posteriores".

Detalhes reveladores

Em combinação com observações geológicas, a perna alongada do animal sugere que Fujianvenator teria vivido em um local que fosse semelhante a um pântano, além de que tenha sido um corredor muito rápido, de acordo com a Galileu. Além deste animal, pesquisadores encontraram um conjunto de vertebrados de espécies aquáticas e semiaquáticas.

Nenhum aviano definitivo foi relatado até o momento, a não ser Biota Yanliao, do Jurássico Médio-Termo, no nordeste da China, de cerca de 166-159 milhões atrás, e o Archaeopteryx, na Alemanha.