Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cientistas podem ter decifrado manual chinês de fabricação de metal de 300 a.C.

Documento chinês já é estudado por pesquisadores há cerca de um século

Ingredi Brunato Publicado em 10/08/2022, às 18h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando um pote antigo chinês feito de bronze - Divulgação/ Xinhua
Fotografia mostrando um pote antigo chinês feito de bronze - Divulgação/ Xinhua

Em um estudo publicado nesta quarta-feira, 10, pela revista Antiquity, um grupo de pesquisadores revelou ter conseguido desvendar seis receitas chinesas diferentes destinadas à fabricação de bronze

Os processos foram descritos por um documento de 300 a.C. conhecido como "Kaogong ji", ou "A Mais Antiga Enciclopédia de Tecnologias do Mundo", que já é estudado desde a década de 20. 

“O Kaogong ji pode ter sido escrito por um administrador para assegurar ao imperador que tudo estava sob controle. Faz parte de um manual de como administrar o império”, explicou Mark Pollard, um dos envolvidos na pesquisa, segundo repercutido pelo The Guardian. 

A decodificação dos seis tutoriais teria ocorrido após os pesquisadores levantarem a hipótese que as palavras "jin" e "xi" se referiam não a cobre e estranho, como antes pensado, e sim ligas metálicas pré-fabricadas usadas na confecção de diferentes tipos de bronze. 

Isso porque, ao seguir as instruções do documento antigo usando esse significado, seria possível obter um tipo de bronze muito semelhante às peças dessa época da história chinesa. 

Uma nova visão para o passado

A ideia de que as pessoas da China de 300 a.C. usavam ligas pré-fabricadas revela um nível de complexidade da fabricação de metal muito maior do que pensávamos anteriormente. 

“Isso implica em um estágio totalmente novo de preparação e fornecimento de metal que realmente não conhecíamos”, afirmou Pollard

A existência deste texto sugere que houve algum controle imperial da produção de bronze. O bronze era o material estratégico no início da China, como o petróleo é hoje. O controle sobre ela era a chave para o poder imperial", concluiu o pesquisador, ainda de acordo com o The Guardian. 

+ Confira o estudo científico na íntegra clicando aqui