Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Cientistas encontram dois naufrágios do século 17 na Suécia

Em uma ilha próxima a Estocolmo, pesquisadores encontraram os destroços no fundo do mar, o que pode incluir um navio famoso dos anos 1600

André Nogueira Publicado em 28/11/2019, às 11h00 - Atualizado às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Navio Vasa, em seu museu, navio-irmão de um dos supostos barcos encontrados - Wikimedia Commons
Navio Vasa, em seu museu, navio-irmão de um dos supostos barcos encontrados - Wikimedia Commons

Foram encontrados os destroços de dois navios de guerra do século 17, numa ilha da Suécia chamada Vaxholm, na região de Estocolmo. Cientistas acreditam que um deles possa ser o Applet, navio-irmão do famoso Vasa, que afundou na sua primeira viagem.

Se as hipóteses divulgadas pelo Museu de Naufrágios Vrak da Suécia estiverem corretas, trata-se de uma embarcação derrubada deliberativamente para impedir um ataque à capital sueca. Será realizada uma análise de identificação a partir de pedaços de madeira retirados da água.

Imagem divulgada do Applet debaixo d'água / Crédito: Vrak Museum

O arqueólogo marinho Jim Hansson demonstrou empolgação em relação a essas novas descobertas, declarando ser “incrivelmente legal” nadas dentro de um desses veículos. Em 2014, outro naufrágio começou a ser estudado no país, tragédia ocorrida em tempo próximos ao Applet.