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Notícias / Estados Unidos

Colapso de ponte nos EUA pode levar ao maior pagamento de seguro marítimo da história

Na madrugada da última terça-feira, 26, um navio cargueiro foi responsável por um chocante acidente que levou à destruição de uma ponte e seis mortes nos EUA

Éric Moreira Publicado em 29/03/2024, às 08h08

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O navio cargueiro Dali e a ponte destruída em Baltimore, nos Estados Unidos - Getty Images
O navio cargueiro Dali e a ponte destruída em Baltimore, nos Estados Unidos - Getty Images

Na última terça-feira, 26, chamou grande atenção internacional o terrível acidente envolvendo o navio cargueiro Dali, de bandeira de Singapura, que colidiu com a estrutura de uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos. Agora, especula-se que, possivelmente, esse incidente pode acarretar até mesmo no maior pagamento de seguro marítimo já registrado na história.

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Ocorrido na madrugada de terça-feira, o acidente levou à destruição de grande parte da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, e presume-se que seis trabalhadores morreram no caso, segundo o UOL.

Está sendo percebida como uma perda muito substancial, potencialmente a maior perda marítima já segurada, embora não por fora dos parâmetros que planejamos", afirma Bruce Carnegie-Brown, principal executivo da seguradora britânica Lloyd's of London, à emissora estadunidense CNBC. "Estamos começando a mobilizar recursos antecipando que será um pedido muito substancial para a indústria."
Ponte destruída após colisão de navio nos Estados Unidos / Crédito: Getty Images

Impactos econômicos

Segundo o UOL, Baltimore é considerado o maior porto de manipulação de veículos do país, transportando automóveis e equipamentos agrícolas pesados, de forma que, pelo porto, passam diariamente mercadorias avaliadas entre 100 e 200 milhões de dólares (de 500 milhões a 1 bilhão de reais, na cotação atual).

Por isso, a interrupção de tráfego de navios no local pode acarretar impactos econômicos em cascata, principalmente a nível local, de acordo com o secretário de Transporte, Pete Buttigieg.

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Ainda à CNBC, Carnegie-Brown disse que também haveria reivindicações de valores pelo navio e pela carga, além da ponte. Porém, os "impactos de segundo grau" que devem se tornar problemas mais complicados e que "levarão algum tempo para serem resolvidos."