Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Boate Kiss

Coletivo repudia 'piada' feita por cantor sobre tragédia da boate Kiss: 'Inadimissível'

Coletivo se pronunciou após piada feita pelo vocalista da Banda Dubai, em Roraima

Redação Publicado em 07/02/2023, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada da Boate Kiss, em Santa Maria - Wikimedia commons / Leandro LV
Fachada da Boate Kiss, em Santa Maria - Wikimedia commons / Leandro LV

Durante apresentação em um aniversário que aconteceu numa casa de show em Boa Vista, Roraima, no último final de semana, o vocalista da banda Roraima achou de bom tom fazer uma piada envolvendo a tragédia da boate Kiss, incêndio que terminou em 242 mortes e mais de 600 feridos há 10 anos em Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Ao cantar parabéns para os aniversariantes — na ocasião, uma influencer, uma publicitária e um empresário — o vocalista, Ícaro Trindade, fez uma menção ao incêndio da Boate Kiss enquanto outro integrante da banda Roraima utilizava uma pistola que soltava faíscas de grande proporções. "Alo boate Kiss", disse o vocalista. 

Coletivo se pronuncia

Após a fala do cantor, a festa seguiu. Nas redes sociais, todavia, internautas se revoltaram com o vídeo que mostra o momento em que a 'piada' é feita. O coletivo 'Kiss: que não se repita', que atua para honrar a memória das vítimas e cobrar justiça, se manifestou sobre o infame episódio através de uma nota publicada no Instagram. 

"Nos últimos dias, estamos recebendo de centenas de pessoas um vídeo que circula nas redes sociais, de um evento de aniversário ocorrido no estado de Roraima, onde o vocalista da Banda Dubai lembra, em tom de 'brincadeira', o massacre ocorrido na Boate Kiss. Durante os parabéns, no palco, a banda usou uma pistola que solta faíscas de fogo de grande proporção, onde o cantor fala: 'Alô, Boate Kiss', enquanto todos dançavam no palco", inicia a nota divulgada pelo coletivo". "É inadmissível que, após esse logo período de tempo, ainda tenhamos que conviver com a desmoralização desse massacre, ferindo a honra dos mortos e a resistência daqueles que sobreviveram e lutam por uma sociedade justa e segura." 

A nota também reitera a dor das vítimas do ocorrido na boate Kiss. "Ainda carregamos as feridas do 27 de janeiro de 2013 e buscamos formas de lidar com as consequências traumáticas do ocorrido. Repudiamos toda e qualquer forma de falas irônicas que naturalizam e desumanidade e tripudiam da nossa dor", enfatiza a nota. "O que foi dito e feito pelo vocalista não pode ser considerado como uma 'interpretação mal feita'. Além disso, em manifestação, o cantor diz 'entender a dor, pois, já perdeu dois irmãos de forma trágica". Não existe equiparação a dores, muito menos, usá-la como justificativa para se desculpar por tal ato. A dor não se mede".

A nota também explica que o coletivo conversou com o vocalista e diretor da banda. "O Coletivo Kiss: que não se repita conversou diretamente com o vocalista e com o diretor da Banda Dubai nesta segunda, 6. A grande repercussão do caso na internet já está dando a resposta ao ocorrido, contudo, gostaríamos de ressaltar que o linchamento virtual não é o caminho correto para a reparação social nesse caso". 

O coletivo também destaca que o ódio não é uma forma de transformação. "Nestes 10 anos, sempre lutamos e ressaltamos a importância de uma sociedade mais empática com a dor do próximo. Entendemos que o ódio nunca será uma forma de transformação, principalmente quando se trata de algo que nos atinge diretamente", continua o texto.  "Acreditamos que os artistas, de qualquer categoria que sejam, têm uma grande responsabilidade social e  o poder de influenciar um grande número de pessoas através de suas falas e ações". 

A nota também espera que o episódio cause uma 'evolução' no pensamento dessas pessoas. "Esperamos que a reflexão individual sobre o ocorrido faça com que essas pessoas evoluam seus pensamentos para que esse tipo de atitude não se repita", diz a nota. "Nossa memória e justiça segue, com respeito a todos aqueles que se foram e principalmente aos que ficaram". 

O que disse a banda?

Após o episódio lamentável, a Banda Dubai também se manifestou "Foi uma brincadeira do vocalista. Quero pedir, em nome da banda, as sinceras desculpas", diz o dono do grupo. 

Ícaro Trindade, o vocalista, também falou sobre o episódio: "Fica aqui o meu reconhecimento pelo erro que EU cometi! De forma alguma a intenção foi essa, mas saiu no calor do momento! Declaro também que a banda em si não tem culpa do erro que EU cometi. Meus sinceros pedidos de desculpas a todos."