Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oasis

Com ajuda de IA, banda cria 'álbum perdido' do Oasis

Artistas usaram inteligência artificial para recriar a icônica voz de Liam Gallagher

Ingredi Brunato Publicado em 20/04/2023, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de álbum do AISIS - Divulgação/ Breezer
Capa de álbum do AISIS - Divulgação/ Breezer

Quando o Oasis anunciou seu fim em 2009, deixou muitos fãs desolados para trás. A banda de rock inglesa foi iniciada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, que eram, respectivamente, o vocalista e o principal compositor, mas infelizmente encontrou sua ruína devido aos constantes desentendimentos dos dois. 

O projeto "AISIS - As fitas perdidas", neste contexto, se propõe a mostrar como seria um álbum do Oasis em uma realidade alternativa em que o grupo nunca se separou, tendo, em vez disso, continuado a criar músicas juntos. 

As oito canções presentes na obra teriam sido desenvolvidas e produzidas pelos artistas da banda Breezer durante a pandemia de covid-19, mas nunca lançadas. O resultado que pode ser ouvido no disco, todavia, apenas foi alcançado com a ajuda de uma IA que substituiu a voz do cantor deles com uma que imitava Liam Gallagher

O estilo das faixas, que é semelhante ao do Oasis, somado à simulação da voz de seu vocalista, impressionou muitos fãs de rock. 

"Isso é, de verdade, simultaneamente fenomenal e assustador!", afirma um internauta nos comentários. 

Eu esperava algo chato, mas me surpreendi! Ficou tão bom que acho que vocês deveriam gravar com a voz do próprio cantor e lançar como Breezer", opinou outro usuário. 

Outro detalhe divertido é que os responsáveis pelo projeto ainda afirmaram que haviam enganado algumas pessoas fingindo que aquelas realmente eram músicas perdidas do Oasis. 

Reação de Liam Gallagher

O álbum AISIS ainda acabou chamando atenção do próprio vocalista que teve sua voz simulada pela inteligência artificial. Em seu Twitter, Gallagher foi questionado por alguns seguidores a respeito da iniciativa, respondendo que ela era "louca para car*alho", e que, embora tivesse ouvido apenas uma canção, ela era "melhor que todas as besteiras por aí".