Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Com câncer, mãe pede para Hamas libertar filha: 'Não sei quanto tempo me resta'

Com câncer terminal, mãe de 61 anos pede que o grupo extremista Hamas liberte sua filha, Noa Argamani, de 26 anos

Redação Publicado em 01/12/2023, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liora Argamani (à esqu.) e a filha, Noa Argamani, rapatada pelo Hamas - Reprodução/Vídeo e Arquivo Pessoal
Liora Argamani (à esqu.) e a filha, Noa Argamani, rapatada pelo Hamas - Reprodução/Vídeo e Arquivo Pessoal

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Liora Argamani, de 61 anos, faz um apelo para o grupo extremista Hamas.Ela pede a libertação de sua filha, Noa Argamani, de 26 anos. A jovem foi sequestrada após o grupo invadir Israel, em outubro deste ano. 

No vídeo, Liora explica que lida com um câncer em estágio quatro. Ela desabafa que não sabe 'quanto tempo' de vida ainda tem. A mãe de Noa também manda um recado para a filha.

"Tenho câncer no cérebro. Não sei quanto tempo me resta. Desejo ter a chance de ver minha Noa em casa", desabafa a idosa, que já chegou a pedir ajuda para Xi Jinping, Secretário-Geral do Partido Comunista da China. "Se eu não te ver, saiba que fizemos tudo o que podíamos para libertá-la rapidamente. O mundo inteiro ama você". 

O sequestro

Noa nasceu na China. Ela é uma das muitas pessoas raptadas pelo grupo extremista em 7 de outubro, enquanto se encontravam num festival realizado próximo à Faixa de Gaza.

Nas redes sociais, um vídeo que rodou o mundo revela a jovem sendo levada numa motocicleta. Na gravação, que teria sido comprovada por seu pai, Yaakov Argamani, ela implora: "Não me mate!". Ao mesmo tempo, o vídeo mostra Avinatan Or, namorado da jovem.

Dias após o sequestro, a família de Noa realizou um tradicional jantar de aniversário para a jovem, que completou 26 anos. Na cerimônia, duas cadeiras estiveram vazias, representando a ausência da jovem e de seu namorado, Avinatan, repercute O Globo.