Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Racismo

Comentarista se desculpou após usar o termo 'denegrir' ao vivo

Episódio aconteceu na última terça-feira, 24, no 'GloboNews em Pauta'

Redação Publicado em 26/05/2022, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carolina Cimenti pede desculpas ao vivo após uso de termo racista - Reprodução/GloboNews
Carolina Cimenti pede desculpas ao vivo após uso de termo racista - Reprodução/GloboNews

A jornalista Carolina Cimenti, durante o programa 'GloboNews em Pauta', usou o termo 'denegrir' ao comentar sobre o ministro francês recém-nomeado Damien Abad, o que a fez ser corrigida ao vivo pelo apresentador Marcelo Cosme, nesta terça-feira, 24. O termo hoje em dia não é mais aceito no programa por conta de sua conotação racista.

Segundo a jornalista, Abad possui acusações de estupro de diversas mulheres desde 2012. Quando Carolina foi ressaltar a importância do debate acerca do tema, disse que o assunto perde constância ao "vir impregnado de acusações, como campanhas usadas para 'denegrir' imagens de pessoas".

Ao fim da fala de Cimenti, o apresentador Marcelo Cosme chamou a atenção da jornalista: "Nós cometemos escorregões às vezes, e precisamos lembrar para não acontecer. Você usou uma palavra que não usamos mais: denegrir. Como nós temos essa liberdade, quis chamar sua atenção para você poder se desculpar e não comentarmos mais sobre isso", disse.

Não se usa mais essa palavra. Queria dizer que é como se as acusações 'diminuíssem' ou 'manchassem' a imagem deste homem. Usei uma palavra que é claramente racista, peço perdão", se desculpou Carolina. Veja vídeo do momento:

BBB 20

Na edição de 2020 do reality Big Brother Brasil, o participante e ator Babu Santana conversou sobre a origem racista de diversos termos da língua portuguesa. Segundo ele, o termo 'negro' não era usado no princípio do movimento de colonização européia nas regiões africanas, mas os povos eram chamados de 'mouros' ou 'africanos'.

Negro vem de 'nigro', do grego, que significa inimigo. Por isso que eu renego esse nome. Se você pegar no dicionário português, está escrito: 'Que não remete luz, sinistro'. Não tem uma atribuição positiva para essa palavra", disse o ator.

Desde a ocasião, o uso de termos de origem racista tem sido amplamente discutido entre internautas, a fim de se diminuir cada vez mais esse problema social. O termo 'denegrir', por sua vez, tem como significado 'tornar negro'.