Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rei Charles III

Como será a coroa utilizada pelo rei Charles III em cerimônia?

Em sua cerimônia de coroação, o rei Charles III usará a coroa de St. Edward

Éric Moreira Publicado em 09/09/2022, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images
Rei Charles III, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images

Na última quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, veio a falecer no Palácio de Balmoral, aos 96 anos de idade. Com isso, seu filho mais velho, o então príncipe Charles, será finalmente coroado como rei Charles III, aos 73 anos.

No entanto, apesar de todas as cerimônias envolvendo a Família Real Britânica sempre contarem com itens, artefatos e acessórios dos mais luxuosos do mundo, acredita-se que, a pedido do próprio Charles III, o evento será relativamente 'modesto'.

Apesar disso, porém, a coroa que deverá ser utilizada pelo novo rei do Reino Unido definitivamente chama a atenção: a peça será a que foi feita especialmente para a coroação de Charles II, em 1661. Pesando cerca de 2,2 kg, a coroa de St. Edward é feita em ouro puro, com um total de 444 pedras preciosas e semipreciosas cravejadas em si.

Ao todo, o item real possui 345 águas-marinhas, 37 topázios brancos, 27 turmalinas, 12 rubis, 7 ametistas, 6 safiras, 2 jargões, 1 granada, 1 espinélio e 1 carbúnculo. Ela fica guardada geralmente na Tower of London, uma das fortalezas da família real, segundo o portal Nossa, da UOL, e é movida de lá em raras ocasiões.

Coroa de St. Edward, que será utilizada por Charles III em sua coroação
Coroa de St. Edward, que será utilizada por Charles III em sua coroação / Crédito: Getty Images

Outros tesouros

Além da coroa extremamente valiosa, Charles III também receberá outros itens para a cerimônia, como um anel, um cetro, um orbe e duas pulseiras. Cada um deles com um significado próprio para o evento, sendo, acima de tudo, itens históricos e que foram passados de geração há geração desde passados distantes.

O anel simbolizará seu compromisso com a Igreja da Inglaterra, utilizado no quarto dedo da mão direita do monarca. Ele foi encomendado inicialmente para a coroação do rei William IV, em 1831, e possui cravejados em si uma safira e rubis.

O cetro, feito de ouro e com um diamante Cullinam — o maior de seu tipo lapidado —, também será um dos elementos que comporão a cerimônia. Ele, por sua vez, não pode ser nem mesmo precificado, visto que simboliza poderes e responsabilidades de membros da monarquia britânica, e é talvez um dos itens mais raros.

O orbe, por sua vez, é mais um símbolo cristão, que serve para demonstrar como a autoridade do rei, desde a Idade Média, é ligada à vontade de Deus. O item foi feito em 1661, e possui em si uma cruz cravejada com esmeraldas, diamantes, rubis, pérolas e safiras, além de uma grande ametista no topo.

Em seus pulsos, por fim, o rei Charles III também usará duas pulseiras de ouro forradas com veludo vermelho, itens estes que simbolizam a conexão entre o monarca e seu povo.

Rainha Elizabeth II em sua coroação, segurando o cetro e o orbe mencionados
Rainha Elizabeth II em sua coroação, segurando o cetro e o orbe mencionados / Crédito: Foto por BiblioArchives / LibraryArchives pelo Wikimedia Commons