Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Complexo de culto descoberto no Cazaquistão pode mudar história da região

Descoberto no distrito de Tarbagatay, na região oriental do Cazaquistão, complexo de culto do período Goturco pode mudar a história da região; entenda!

Redação Publicado em 20/12/2023, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Complexo de culto descoberto no Cazaquistão - Divulgação/TRT HABER
Complexo de culto descoberto no Cazaquistão - Divulgação/TRT HABER

Em 2021, arqueólogos do Cazaquistão descobriram um curioso complexo de culto do período Goturco (552 - 744) no distrito de Tarbagatay, na região oriental do Cazaquistão. Só mais recentemente, porém, os resultados da escavação foram divulgados ao meios de comunicação da região.

De acordo com o Heritage Daily, o chamado Período Goturco Ocidental é caracterizado pela habitação de uma confederação nômade de povos turcos na região. Porém, alguns detalhes sobre essa sociedade eram desconhecidos até então, e puderam ser compreendidos com as novas descobertas.

Depois que o Canato Unido de Goturco foi dividido em dois, o estado chamado de Grande Canato Turco foi estabelecido na área do Turquestão Ocidental. Nesta unificação política, foram incluídas não apenas as tribos das estepes, mas também as comunidades assentadas nas regiões Sogdian e Khwarezm. Neste sentido, o Estado de Goturco Ocidental era um país político muito rico em termos de cultura e socioeconomia", afirma Zainolla Samashev, envolvido na descoberta, ao TRT HABER.

Além do mais, os pesquisadores também pontuam que o local descoberto em 2021 é o primeiro exemplo de complexo de culto turco Canato já encontrado fora da Mongólia, o que permite novos olhares sobre a arte turca pré-islâmica, bem como as práticas culturais e ritualísticas do povo Goturco ocidental.

Já o complexo, por sua vez, possivelmente foi construído em homenagem a um dos cãs — título de chefe, quase como um imperador, utilizado entre algumas nações da Ásia, como os mongóis — ocidentais de Goturco. Ali foi encontrado um grande mausoléu, um templo, um caminho cerimonial, dezenas de kurgans — túmulos construídos sobre sepulturas — de pequeno e médio porte, e outras estruturas distintas na zona oriental da região de escavação.

+ Gengis Khan e a busca pela vida eterna

Fotografia aérea da região onde complexo de culto foi descoberto no Cazaquistão / Crédito: Divulgação/TRT HABER

Outros artefatos

Outros objetos que chamaram atenção em meio às escavações foram uma estátua de granito de um Grão-Cã Goturco sentado de pernas cruzadas, além de uma fivela de cinto feita de ouro com a mesma figura, desta vez sentado em seu trono e segurando uma coroa e uma taça. 

Segundo o Professor Dr. Samashev, ao TRT HABER, a ornamentação é considerada importante por ser mais um legado literário ligado aos povos turcos. A fivela sugere a suposta linhagem do clã Ashina, que estabeleceu o primeiro Canato turco em meados do século 6, conforme descrito no estudo publicado no site Arkeonews.

Fivela de cinto descoberta no Cazaquistão / Crédito: Divulgação/TRT HABER