Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

China: Maior elevador do mundo serviu de inspiração para os cenários de Avatar

O elevador está localizado em um parque chinês cuja beleza deu vida a uma das maiores produções de James Cameron

Ingredi Brunato Publicado em 25/11/2020, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando o elevador - Divulgação
Fotografia mostrando o elevador - Divulgação

O Parque de Zhangjiajie, na China, é o lar de um elevador panorâmico que entrou no Guinness Book por ser o mais alto do mundo, totalizando 326 metros de altura. Todavia, apesar dessas dimensões recordistas, a subida dura apenas 88 segundos, graças à velocidade da máquina. 

O grande objetivo das três cabines panorâmicas da atração é justamente permitir uma vista aérea do belíssimo parque, que teria sido visitado pelo cineasta James Cameron, criador do filme Avatar. A paisagem chinesa surreal teria se tornado uma de suas inspirações para a criação do universo da produção, que terminou tendo um faturamento de mais de 2 bilhões de dólares. 

A viagem no elevador recordista tem um ingresso equivalente a 102 reais, e alcança uma velocidade de 18 quilômetros por hora. “Antes havia apenas um teleférico com capacidade muito limitada, e os turistas tinham que esperar muito ou subir a pé, o que leva três horas e não é muito prático”, contou Liu Jie, diretor da empresa que administra o parque, em entrevista à Folha de São Paulo

E de fato, a atração é um sucesso. Atualmente, é claro, a quantidade de turistas no parque é afetada pela pandemia, porém em 2019, um total impressionante de 14 mil pessoas teria ido no elevador.

Sobre o Guinness Book 

O Guinness Book - ou Livro dos Recordes - traz uma compilação dos recordes quebrados por pessoas ao redor do mundo em diversas categorias diferentes, das mais evidentes às mais peculiares.

Lançado em edições anuais, cada novo livro traz leves diferenças em relação aos últimos, incluindo os recordes que foram quebrados novamente por outras pessoas, assim como mudanças de classificação que podem ter sido provocadas pela transformação dos critérios.