Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colômbia

Crianças perdidas na Amazônia colombiana podem ter sido sequestradas por guerrilheiros

Grupo de quatro crianças, entre 13 anos e 11 meses de vida, está desaparecido desde queda de avião na Amazônia colombiana em 1º de maio

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/06/2023, às 11h32 - Atualizado em 06/06/2023, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do acidente aéreo - Divulgação/Fuerzas Militares de Colombia
Imagens do acidente aéreo - Divulgação/Fuerzas Militares de Colombia

No dia 1º de maio, um avião caiu enquanto fazia um trajeto sobre o rio Apaporis, na selva amazônica colombiana. Após 16 dias de buscas, os corpos dos três adultos passageiros do voo foram localizados.

Porém, as quatro crianças que estavam na tripulação não foram encontradas no local. Desde então, autoridades colombianas buscam o paradeiro dos quatro irmãos: Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, a mais velha entre eles; Soleiny (de 9 anos), Tien (4) e Cristin (com apenas 11 meses de vida).

Após mais de um mês de procura, algumas pistas deixadas pelo grupo foram encontradas, o que aumenta a esperança que as crianças ainda estejam vivas.

+ Pegada de criança desaparecida na Amazônia colombiana é encontrada

Entretanto, segundo uma reportagem mostrada pelo Fantástico no último domingo, 4, uma hipótese tem causado preocupações nas autoridades e familiares dos desaparecidos.

Crianças sequestradas?

Conforme mostrado pelo programa, a Amazônia colombiana possui uma fauna e flora tão ricas quanto a nossa, mas um fato chama a atenção: a região é conhecida por ser explorada por grupos de guerrilheiros antigovernamentais, traficantes de drogas e contrabandistas.

Pedro Sánchez, comandante das Operações Especiais das Forças Armadas, que está à frente das buscas pelos quatro sobreviventes, admitiu que o governo trabalha com a possibilidade dos menores terem sido sequestrados por guerrilheiros.

Não descartamos nenhuma possibilidade. Por isso estamos perguntando constantemente o que acontece na região. A única certeza é a de que vamos encontrar essas crianças", disse.

A hipótese também é acreditada pela avó das crianças: "Tomara que nos entreguem, eu sei que vão entregar", disse a mulher ao Fantástico.

Iván Velásquez Gómez, ministro da Defesa da Colômbia, porém, disse que, até o momento, não há registro de conflitos armados na região. "Essa busca se dá em condições de tranquilidade, de não confrontação nesse território. Esperamos que logo tenhamos resultados".