Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Criatura de 25 milhões de anos é ancestral dos coalas e tinha tamanho de urso

A existência do animal pré-histórico peculiar foi revelada por meio de um esqueleto, encontrado no sul da Austrália

Vanessa Centamori Publicado em 26/06/2020, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de como era o animal de 25 milhões de anos - Divulgação/Peter Schouten/Universidade de New South Wales
Ilustração de como era o animal de 25 milhões de anos - Divulgação/Peter Schouten/Universidade de New South Wales

No sul da Austrália, na região dos Montes Flinders, pesquisadores encontraram um esqueleto de uma criatura pré-histórica inédita, que é ancestral dos coalas. No entanto, esse animal é de outra família taxonômica e tinha o tamanho de um urso.  

A descoberta dos Mukupirna foi publicada no jornal científico Scientific Reports. Segundo o estudo, o animal pesava de 143 a 171 kg e viveu há pelo menos 25 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que ele era similar aos vombartiformes, uma subordem que inclui não só coalas como também os vombates, um grupo marsupial atual que reside na Austrália.

No entanto, o pesquisador Mike Archer, da Universidade de New South Wales, contou ao site IFLScience que, diferentemente dos vombates, os animais da pré-história recém-descobertos tinham dentes mais distintos, o que os enquadra em uma família diferente.

Além disso, eles não tinham uma habilidade notável de escavação, como ocorre com esse grupo de marsupiais. Por isso, os Mukupirna provavelmente se alimentavam de raízes e tubérculos que estivessem mais próximos ao chão.