Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animal

Curioso burro com ‘pernas de zebra’ nasce em zoológico no Reino Unido

O animal é um dos mais ameaçados do planeta e nasceu recentemente em um zoológico

Redação Publicado em 31/08/2023, às 14h51 - Atualizado às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Burro com patas listradas nascido no Reino Unido - Reprodução / Zoológico de Marwell
Burro com patas listradas nascido no Reino Unido - Reprodução / Zoológico de Marwell

Um evento notável ocorreu no Zoológico de Marwell, em Hampshire, Inglaterra, com o nascimento de um burro selvagem africano, uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Essa ocorrência renova as perspectivas para a sobrevivência desse animal que se assemelha a um burro com “pernas de zebra”.

Originários da Eritreia, Etiópia e Somália, os burros selvagens africanos (Equus africanus) são caracterizados por sua pelagem cinza-claro, uma única faixa preta ao longo da espinha e listras horizontais nas pernas, semelhantes às marcas de uma zebra.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica os burros selvagens africanos como criticamente ameaçados. Acredita-se que menos de 200 indivíduos dessa espécie sobrevivam na natureza.

O novo nascimento, um potro macho ainda sem nome, veio ao mundo em 20 de agosto nas instalações do Zoológico de Marwell. Os cuidadores do zoológico o descreveram como tendo “pernas desajeitadas” e “orelhas caídas”. O filhote compartilha seu recinto com a mãe, Nadifa. Assim como outras espécies equinas, o potro se ergueu pouco após o nascimento e em pouco tempo já corria em velocidade máxima.

Relações afetivas

Um vizinho curioso, o antílope Addax (Addax nasomaculatus), classificado como criticamente ameaçado, mostrou interesse particular no jovem e enérgico potro. Passava longos períodos observando-o correr de seu próprio recinto, separado por uma cerca adjacente, relatou Ives, um dos cuidadores, segundo o Live Science.

Para possibilitar a união entre o potro e Nadifa, o pai da cria, Lars, foi temporariamente transferido para outra área. Nos ambientes naturais, a ligação entre um potro e sua mãe é crucial para a sobrevivência e o bem-estar da prole. No cativeiro, os tratadores buscam promover um vínculo semelhante entre os dois.

Este é o terceiro filho de Nadifa, enquanto Lars assume a paternidade pela quinta vez. Nadifa, por sua vez, nasceu no Zoológico de Marwell em 2007, proveniente de pais que residiam ali desde 1993. Esse nascimento no zoológico renova as esperanças para a preservação dessa espécie singular e ameaçada.