Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Degelo revela vidro vulcânico e artefatos de 7 mil anos no Canadá

Após vários milênios, artefatos deixados no local pela nação de Tahltan em 5.000 a.C. puderam ser retirados do gelo para serem estudados

Ingredi Brunato Publicado em 13/12/2023, às 14h14 - Atualizado em 21/12/2023, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando fragmento de obsidiana e picador de gelo de osso - Divulgação/ Duncan McLaren
Montagem mostrando fragmento de obsidiana e picador de gelo de osso - Divulgação/ Duncan McLaren

No Parque Provincial Mount Edziza, localizado no Canadá, o derretimento do gelo em terreno montanhoso permitiu que arqueólogos descobrissem uma série de artefatos que datam de 7 mil anos atrás. 

O Monte Edziza, vale ressaltar, é um vulcão potencialmente ativo, e um dos achados impressionantes foi uma grande quantidade de obsidiana no local — que nada mais é que o vidro formado quando a lava seca de maneira rápida. 

Por lá, os pesquisadores encontraram picadores de gelo, ferramentas de osso, uma bota de peles, bengalas e caixas feitas de casca de bétula (uma árvore típica da região), entre outras relíquias de 5.000 a.C., conforme repercutiu o Atlas Obscura.

No total, 56 relíquias foram recuperadas do gelo e, posteriormente, submetidas à datação de carbono. Elas foram utilizadas pela nação de Tahltan, que vivia de caça. 

Havia uma densidade muito alta de artefatos. Sabíamos que havia obsidiana, mas não percebemos, até concluirmos este projeto, que havia todos esses artefatos orgânicos preservados ao redor da obsidiana", apontou Duncan McLaren, o arqueólogo que liderou a escavação. 
Montagem mostrando recipientes feitos de casca de bétula / Crédito: Divulgação/ Duncan McLaren

Preservação 

Os achados surpreenderam a equipe devido ao seu incrível estado de conservação, que foi alcançado graças às temperaturas frias da área e ao seu teor remoto — fazendo com que poucas pessoas andassem por ali ao longo dos séculos. 

Agora, o desafio enfrentado pelos pesquisadores é de restaurar e armazenar os frágeis artefatos sem danificá-los, ainda segundo o Atlas Obscura.