Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iraque

Demolição de torre de 300 anos no Iraque causa indignação

Construção era considerada como um patrimônio histórico, tendo sido derrubada para que uma avenida passe pelo local

Redação Publicado em 18/07/2023, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de reportagem mostrando demolição de torre - Divulgação/ Youtube/ Al Jazeera
Trecho de reportagem mostrando demolição de torre - Divulgação/ Youtube/ Al Jazeera

Na última sexta-feira, 14, um minarete, que é uma torre que faz parte de uma mesquita, foi demolida para que fosse construída, em seu lugar, uma avenida com o objetivo de reduzir o engarrafamento na região. 

Um detalhe importante é que a edificação possuía 300 anos de idade, sendo considerada como um patrimônio histórico pelo Ministério da Cultura iraquiano. Isso fez com que a iniciativa das autoridades locais fosse amplamente criticada pela população. 

Segundo informado pela CNN, o governador da região, Assad Al Eidani, afirmou em entrevista à imprensa que o minarete precisou ser demolido por motivos de segurança, uma vez que podia desabar. 

Além disso, ele falou sobre a importância da instalação da nova avenida, o que resolveria as constantes reclamações a respeito do intenso trânsito nos arredores da mesquita

A voz do povo

Em entrevista à CNN, Ahmed Ali Ibrahim, um morador da área onde estava o minarete, expressou seu descontentamento com a decisão das autoridades: 

Deveríamos ter encontrado outras soluções em vez de demoli-lo. Todos os países preservam sua história, ao contrário do Iraque, que está demolindo suas antiguidades", observou o homem.