Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suécia

Suécia autoriza queima de Alcorão em protesto em frente a mesquita

Queima de livro sagrado foi autorizada pelas autoridades locais — e deve ocorrer nesta quarta-feira

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/06/2023, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Ali Burhan por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Ali Burhan por Pixabay

A polícia sueca anunciou nesta quarta-feira, 28, que permitirá a realização de um protesto em frente a uma mesquita em Estocolmo, capital do país. De acordo com as autoridades, a ideia do organizador é queimar um exemplar do Alcorão, o livro sagrado do Islamismo.

De acordo com a agência de notícias AFP, a reunião será autorizada porque os riscos de segurança relacionados à queima do Alcorão não são considerados tão significativos a ponto de proibi-la. O protesto está programado para ocorrer hoje, durante o primeiro dos três dias da celebração muçulmana do Eid al-Adha. Vale destacar que a área em questão se encontra sob vigilância policial.

Pedido de autorização

No pedido de autorização para o protesto desta quarta-feira, o organizador Salwan Momika, de 37 anos, expressou sua intenção de "manifestar sua opinião sobre o Alcorão". Ele afirmou que pretende "rasgar o Alcorão e queimá-lo".

A polícia havia proibido dois protestos semelhantes nos dias 6 e 9 de fevereiro, alegando riscos para a ordem pública. Os manifestantes, no entanto, recorreram dessa decisão e um tribunal administrativo deu razão ao grupo no início de abril. Em meados de junho, um tribunal de apelação manteve a sentença de primeira instância.

Foi com base nessas opiniões que a polícia decidiu autorizar esta última manifestação, que ocorrerá poucos dias antes da reunião de cúpula da Otan em Vilnius, nos dias 11 e 12 de julho.