Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Descoberta mostra que romanos produziam vinho na Inglaterra há mais de 2 mil anos

Durante escavações, arqueólogos encontraram evidências da existência de um vinhedo até então desconhecido em Cambridgeshire

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/07/2023, às 10h45 - Atualizado em 19/07/2023, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peso de tear encontrado na região - Museum of London Archeology
Peso de tear encontrado na região - Museum of London Archeology

Durante escavações para a construção de uma nova via dupla que liga os condados de Bedfordshire e Cambridgeshire, na Inglaterra, arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante sobre a produção de vinho na região.

+ Evidências mais antigas de consumo de vinho nas Américas são encontradas

Historicamente, acredita-se amplamente que os romanos introduziram a cultura de vinificação no país por volta do ano 43 d.C., quando o imperador Cláudio iniciou a conquista das Ilhas Britânicas.

Pedaço de cerâmica encontrado durante as escavações/ Crédito: Museum of London Archeology

Agora, os achados recentes na região sugerem que por lá existiu um vinhedo que até então era desconhecido em Cambridgeshire — que pode datar dos anos seguintes à invasão. Os pesquisadores identificaram pólen de uva em núcleos retirados de solo alagado, o que sugere que os vinhedos foram cultivados nessa área durante o período romano.

Mais descobertas

Conforme repercutido pelo Daily Mail, restos de animais sem cabeça, um objeto usado para escrever em placas de cera — semelhante a um estilete —, pedaços de cerâmica e um peso de tear também foram identificados, o que pode evidenciar que o assentamento era um local para as pessoas se estabelecerem a longo prazo.

'Estilete' encontrado durante escavação/ Crédito: Museum of London Archeology

De acordo com a National Highways, a empresa governamental que supervisiona as rodovias na Inglaterra, as descobertas mostram como era a vida no período romano e possivelmente na Idade do Ferro.

"Essas descobertas incríveis nos mostram que Bedfordshire e Cambridgeshire estavam incrivelmente bem conectados com outras regiões da Grã-Bretanha e da Europa", disse Lorraine Bennetts, gerente sênior de projetos da National Highways.

Estamos trabalhando com escolas e outros grupos comunitários para mostrar essas descobertas com oficinas de artesanato e realizações virtuais para que as pessoas possam realmente entender nossa história local", continuou.
Ossos de uma ovelha/ Crédito: Museum of London Archeology