Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Detector de metais revela moeda romana rara na Inglaterra

Em uma das faces é possível ver Constantino I — o artefato foi vendido por aproximadamente 100 mil reais

Redação Publicado em 18/09/2019, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A moeda - Reprodução
A moeda - Reprodução

Uma moeda romana de ouro preservada foi encontrada com a ajuda de um detector de metais em uma fazenda no condado de Somerset, na Inglaterra. O artefato foi vendido em um leilão por quase 20 mil libras (algo em torno dos 100 mil reais).

O artefato, datado do século IV, foi localizado 30 centímetros abaixo do solo. Um das faces do níquel tem estampado o retrato de Constantino I, também conhecido como Constantino O Grande, primeiro governante a abraçar o culto ao cristianismo.

A moeda foi descoberta perto de uma antiga estrada romana usada para transportar minério de chumbo extraído. A pessoa que a encontrou optou por permanecer no anonimato, mas o que se sabe é que o valor conseguido em leilão será dividido entre ela e o proprietário da terra.

Além da moeda, o ‘detetive’ também achou um broche romano e várias peças de minério de chumbo. A outra face do níquel revela Constantino montando em seu cavalo em uma batalha, segurando uma lança e um escudo com dois soldados inimigos caídos abaixo.