Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cleópatra

Diretora de série se pronuncia após representação de Cleópatra negra: 'O que incomoda tanto?'

A nova série "Rainha Cleópatra", dirigida por Tina Gharavi, será lançada em breve pela Netflix

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/04/2023, às 12h24 - Atualizado às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Adele James como Cleópatra - Divulgação / Netflix
A atriz Adele James como Cleópatra - Divulgação / Netflix

A cineasta Tina Gharavi respondeu recentemente às críticas que sua nova série documental "Rainha Cleópatra" tem recebido no Egito por ter uma atriz negra, a britânica Adele James, interpretando a famosa governante egípcia. A série será lançada pela Netflix em 10 de maio.

De acordo com o portal de notícias O Globo, estudiosos egípcios argumentam que Cleópatra tinha ascendência europeia, e não africana, e um advogado local tenta suspender o lançamento da série no Egito. Agora, a diretora iraniana questiona: "o que incomoda tanto em uma Cleópatra negra?"

"A genealogia de Cleópatra foi atribuída em algum momento aos gregos, macedônios e persas. Os fatos conhecidos são que sua família grega-macedônia (a dinastia ptolomaica) se casou com a dinastia selêucida da Ásia Ocidental e esteve no Egito por 300 anos", disse Gharavi em entrevista à revista americana Variety.

Cleópatra estava a oito gerações desses ancestrais ptolomaicos, tornando a chance de ela ser branca um tanto improvável. Depois de 300 anos, com certeza, podemos dizer com segurança que Cleópatra era egípcia", concluiu.

Ato político 

Tina ainda destacou, de acordo com a fonte, que a escolha de uma atriz negra foi fruto de muita pesquisa e que, historicamente, muitas atrizes brancas interpretaram Cleópatra, apesar de não terem ascendência egípcia. Para ela, a ideia de ter uma atriz negra interpretando Cleópatra é um ato político e representa uma oportunidade para acertar a representação histórica da governante.

O que os historiadores podem confirmar é que é mais provável que Cleópatra se parecesse com Adele James do que com Elizabeth Taylor" afirmou a diretora.