Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura

Documentário resgata Madre Maurina e reflete sobre a ditadura militar

'Maurina, O Outono que Não Acabou' aborda sobre a trajetória de freira que foi presa e torturada pela ditadura militar no Brasil

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/03/2024, às 10h48 - Atualizado em 09/04/2024, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de trailer do filme - Divulgação/vídeo/Kauzare Filmes
Imagem de trailer do filme - Divulgação/vídeo/Kauzare Filmes

O documentário "Maurina, O Outono que Não Acabou", aborda acerca da história da freira Madre Maurina, de Ribeirão Preto, que foi presa pela ditadura militar no ano de 1969 e torturada física e psicologicamente por um crime que nunca cometeu: apoiar guerrilheiros que lutavam contra o regime militar. 

Segundo Gabriel Mendeleh, diretor do filme, a “história da Madre Maurina é símbolo contra a ditadura militar e foi através dela que grandes nomes dessa luta, como Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo da capital paulista, começaram sua militância”.

Para a historiadora Nainora Freitas, que participa do documentário, é extremamente relevante discutir a ditadura militar a partir da história da religiosa.

Quando nós olhamos para a história da ditadura militar, que é uma história relativamente recente no Brasil, vemos que ainda é uma história apagada. Nós temos muitas lacunas a serem desvendadas neste processo histórico. E falar de Madre Maurina é trazer um pedacinho dessa história ainda oculta,” destaca.

Mendeleh ressalta ainda que o documentário também tem o viés de que a ditadura militar não ficou restrita às grandes capitais.

Quando a gente traz uma história dessa, da Madre Maurina, pro interior de São Paulo, é uma forma de mostrar que a ditadura também chegou nas cidades de menor porte do interior,” diz.

Prêmios

"Maurina, o Outono que Não Acabou" foi premiado na Espanha e nos Estados Unidos — e participou de uma série de festivais ao redor do mundo.

Produzido entre 2020 e 2021 pela Kauzare Filmes, de Ribeirão Preto, o documentário faz um resgate histórico ao se debruçar sobre documentos da época, jornais, arquivos e entrevistar ex-presos políticos, advogados, historiadores, religiosos e jornalistas que conheceram a freira dentro e fora das prisões.

O filme foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - PROAC, em 2019. Também vale destacar que o longa conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

Confira o trailer: