Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 20 Dias em Mariupol

Documentário vencedor do Oscar ganha data de estreia no streaming

Vencedor na categoria de Melhor Documentário no Oscar deste ano, '20 Dias em Mariupol' aborda o cerco de Mariupol após a invasão russa na Ucrânia

Cena de '20 Dias em Mariupol' - Reprodução/PBS Distribution
Cena de '20 Dias em Mariupol' - Reprodução/PBS Distribution

Certamente um dos filmes mais comentados de 2023 foi o "bombástico" 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, que conquistou o Oscar de Melhor Filme. Porém, outro filme premiado no último Oscar e que chamou bem menos atenção foi '20 Dias em Mariupol', vencedor na categoria de Melhor Documentário — e que vai chegar na Netflix!

Neste trabalho, desenvolvido pelo ucraniano Mstyslav Chernov, podemos assistir os 20 dias em que ele passou com colegas jornalistas no cerco de Mariupol, logo após a invasão russa na Ucrânia, no começo de 2022.

Na disputa da categoria de Melhor Documentário do Oscar deste ano, '20 Dias em Mariupol' se sobressaiu, competindo com 'Matar um Tigre', 'Bobi Wine: O Presidente do Povo', 'As 4 Filhas de Olfa' e 'A Memória Infinita'.

Agora, o documentário já está disponível para compra e aluguel em algumas plataformas digitais, mas em breve também poderá ser assistido por qualquer um que assine o streaming da Netflix. Segundo a Rolling Stone Brasil, a obra chega à plataforma vermelhinha a partir do dia 21 de julho.

20 dias em Mariupol

Em '20 Dias em Mariupol', acompanhamos os vinte dias em que o diretor Mstyslav Chernov e uma equipe de colegas jornalistas passaram no cerco de Mariupol, um dos primeiros — e chocantes — eventos relacionados à invasão da Rússia no território da Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.

+ Centenas de corpos são encontrados em fábrica de Mariupol

Para o trabalho, Chernov compilou imagens coletadas com sua equipe, e recebeu elogios da crítica. Vale mencionar que, ao longo das filmagens, a equipe ficou presa na cidade de Mariupol, e precisou lutar para conseguir dar continuidade ao trabalho de documentação da guerra.