Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Documentos mostram como juíza orientou vitória de Bush nas eleições dos EUA em 2000

Memorandos mostram que juíza da Suprema Corte influenciou decisão que consolidou a vitória do republicano

Redação Publicado em 04/05/2023, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George W. Bush durante conferência de imprensa em 2004 - Pool/Getty Images
George W. Bush durante conferência de imprensa em 2004 - Pool/Getty Images

Nas eleições estadunidenses de 2000, o candidato republicano George W. Bush, que era governador do Texas e filho do ex-presidente George H. W. Bush, venceu do candidato democrata, o então vice-presidente Al Gore. Agora, documentos da Suprema Corte divulgados na última terça-feira, 2, revelam que a juíza Sandra Day O'Connor, do mais alto tribunal do país, orientou o resultado da eleição.

A eleição de 2000 foi marcada pela controvérsia envolvendo a concessão dos 25 votos do Colégio Eleitoral da Flórida para Bush e a interrupção da contagem dos votos no estado. Segundo reportagem da CNN, essa decisão judicial se deu, como memorandos encontrados no arquivo do juiz falecido John Paul Stevens apontam, por uma parceria entre O'Connor e o também juiz Anthony Kennedy.

Assim, a dupla de juízes teve uma influência maior na opinião final da Suprema Corte, que sustentou a interrupção das recontagens de votos na Flórida por 5 a 4. A última contagem realizada no estado atestava a vitória de Bush por 537 votos, uma margem minúscula de 0,009%. A eleição de 2000 foi a primeira desde 1888 em que o presidente eleito, vencedor no Colégio Eleitoral, não recebeu a pluralidade do voto popular.

Suprema Corte

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que influenciou a eleição de 2000 é, até hoje, motivo de polêmica nos Estados Unidos, talvez um dos votos mais polêmicos do tribunal, junto da decisão que reverteu um precedente anterior que garantia o direito ao aborto. Segundo a CNN, alguns dos juízes que votaram contra no julgamento disseram que aquela decisão poderia piorar a credibilidade da Corte em um país dividido.

Em 2013, depois de ter se aposentado, Sandra Day O'Connor afirmou ao jornal Chicago Tribune que não tinha certeza se a Suprema Corte deveria ter intervindo na situação eleitoral da Flórida.

Obviamente, o tribunal chegou a uma decisão e achou que tinha que chegar a uma decisão. Acontece que as autoridades eleitorais da Flórida não fizeram um bom trabalho lá e meio que bagunçaram tudo. E provavelmente a Suprema Corte aumentou o problema no final do dia”, disse O'Connor em entrevista ao Chicago Tribune.

Para entender mais sobre as polêmicas eleições estadunidenses de 2000, leia uma matéria sobre o caso no portal Aventuras na História clicando aqui.