Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pedro Herz

Dono da Livraria Cultura, Pedro Herz morre aos 83 anos

Pedro Herz teve sua morte confirmada nesta terça-feira, 19; empresário sofreu uma parada cardíaca durante a madrugada

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/03/2024, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O escritor e empresário Pedro Herz - Divulgação/Editora Planeta
O escritor e empresário Pedro Herz - Divulgação/Editora Planeta

Dono da Livraria Cultura, o empresário e escritor Pedro Herz faleceu nesta terça-feira, 19, aos 83 anos. A notícia foi confirmada por seu filho, Sérgio Herz, CEO da Cultura, ao jornal O Globo. 

Segundo Sérgio, o empresário teve um ataque cardíaco durante esta madrugada. O velório de Pedro Herz acontecerá amanhã, 20, a partir das 10 horas da manhã no Cemitério Israelita do Butantã; seu enterro está marcado para o meio-dia. 

A trajetória de Pedro Herz

Filho de uma família de judeus alemães que veio ao Brasil fugindo do nazismo na Segunda Guerra, Pedro Herz nasceu em São Paulo em 28 de maio de 1940. Sua mãe, Eva Herz, fundou a Biblioteca Circulante sete anos depois. A empresa, embrionária da Livraria Cultura, funcionava na casa da família e fornecia o serviço de empréstimo de livros, conforme o próprio Pedro contou em sua autobiografia 'O Livreiro' (Ed. Planeta). 

O negócio atingiu um ponto tal que os livros tomaram conta da nossa casa", narrou. 

Em 1969, a Biblioteca Circulante se transformou em Livraria Cultura e migrou para a icônica loja do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Com a morte de Eva, em 2001, Pedro assumiu o controle da empresa em definitivo.