Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Dono do maior nariz do mundo se exalta: “Fui abençoado”

De acordo com o Guinness, Mehmet Ozyurek possui o nariz maior que uma carta de baralho

Fabio Previdelli Publicado em 01/12/2021, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O turco Mehmet Ozyurek - Divulgação/ Guinness Book
O turco Mehmet Ozyurek - Divulgação/ Guinness Book

O turco Mehmet Ozyurek ocupa, desde 2001, o posto de homem com o maior nariz do mundo. Antes disso, vale ressaltar, o Guinness World Records não fazia tal medição, portanto, pode ser que o título ultrapasse a marca das duas décadas.

Com 8,8 centímetros, Ozyurek é considerado o homem vivo com o maior órgão olfativo do mundo. Para se ter uma ideia, seu nariz é ligeiramente maior que uma carta de baralho, se considerado desde a base até a ponta. 

Eu amo o meu nariz, é claro... eu fui abençoado", se exaltou em entrevista ao Livro dos Recordes. "Eu amo essa minha característica… O mundo também, o Guinness e, é claro, minha esposa!".

Nascido em 1949, conforme aponta matéria publicada pelo G1, Mehmet Ozyurek tornou- se um célebre morador de Artvin, cidade que fica a noroeste da Turquia, a cerca de mil quilômetros de Ancara, capital do país. 

Ao Guinness, o turco diz acreditar que sua peculiar característica seja uma herança genética de seu pai e de seus tios, que também eram conhecidos por serem narigudos. "Nenhum médico conseguiu me explicar o porquê".

Apesar de relatar ter sofrido com diversos apelidos de mau gosto na infância, hoje, Ozyurek diz aceitar mais sua aparência. “Eu resolvi olhar para mim. Eu olhei no espelho e me descobri."

Deus me fez assim, não tem nada que pode ser feito contra isso. Eu aprendi a viver em paz com meu físico", completou.