Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Filme

'Doutor Monstro': Filme true crime vai resgatar crime de Farah Jorge Farah

O true crime 'Doutor Monstro' é inspirado no julgamento de Farah Jorge Farah, cirurgião plástico que matou uma de suas pacientes

Redação Publicado em 29/11/2023, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco gravando 'Doutor Monstro' - Divulgação/Natasha Durski
Elenco gravando 'Doutor Monstro' - Divulgação/Natasha Durski

Nesta semana, o filmetrue crime 'Doutor Monstro', encerrou suas filmagens em Curitiba. A produção, dirigida por Marcos Jorge e produzida pela Zencrane Filmes, é protagonizada por Taís Araújo. Ela da vida à Claudia Ferreira, a fictícia promotora de Justiça responsável pelo caso abordado na trama. 

O longa é inspirado no julgamento, em 2008, de Farah Jorge Farah, o cirurgião plástico que confessou ter assassinado e esquartejado Maria do Carmo Alves, uma de suas pacientes.

Na ocasião, Farah apresentou uma absurda tese de legítima defesa que rendeu desdobramentos surpreendentes. O crime aconteceu em 2003 e mobilizou o país. ‘Doutor Monstro’ tem estreia prevista para 2024. 

O diretor Marcos Jorge, que também assina o roteiro com Bernardo Rennó, discute sobre a importância de retratar essa história, que chocou o país.

“Me interessei em resgatar esta história pela forma como as brechas da justiça brasileira e os holofotes da mídia criaram um cenário possível para colocar em dúvida a culpabilidade de um réu confesso. ‘Doutor Monstro’ convida o espectador a pensar sobre os mecanismos da justiça e o sensacionalismo da mídia em torno de crimes hediondos”. 

Esse caso de feminicídio e seu julgamento escancaram o jogo das relações de poder presentes em nossa sociedade, e mostram como é tentador justificar um crime se ele for cometido por alguém respeitável e renomado”, completa.

Apesar do crime ter acontecido em São Paulo, grande parte das filmagens foram em Curitiba. A produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes, comentou: “O poder judiciário local gentilmente nos cedeu o uso do Tribunal do Júri, um prédio histórico de relevante importância arquitetônica, mesmo com a estrutura das salas de audiência e dos escritórios funcionando simultaneamente no mesmo prédio. Foi uma experiência muito interessante de cooperação e interação entre os representantes da justiça e o cinema”.

O filme “Doutor Monstro” é uma produção Zencrane Filmes, em coprodução com a Paramount Pictures e a atriz Taís Araújo. No elenco principal ainda se encontra Marat Descartes, Guilherme Weber, e Marcelina Fialho

Sinopse 

A sinopse de 'Doutor Monstro', que tem estreia prevista para 2024, diz: “Uma obstinada promotora de justiça tem pela frente a missão de colocar na cadeia um cirurgião plástico que confessou ter matado e esquartejado uma ex-paciente. O que deveria ser um caso fácil acaba por se tornar um dos mais difíceis e perturbadores trabalhos de sua carreira. Mais do que apresentar provas e evidências incontestáveis, ela terá o desafio de fazer com que os jurados - e milhões de brasileiros – esqueçam a absurda tese, construída com a ajuda da mídia por um brilhante advogado, de que o réu não é um assassino frio e cruel, mas um pacato homem de bem, levado à loucura pela perseguição doentia de uma ex-namorada. Inspirado em um dos mais emblemáticos tribunais do júri da crônica criminal brasileira, DOUTOR MONSTRO conta a história do julgamento de um feminicídio que estarreceu a opinião pública. E de como a ambição, a busca pela audiência e as brechas do sistema jurídico podem distorcer a verdade a ponto de transformar vítimas em culpados, assassinos confessos em homens livres e casos aparentemente resolvidos em obstáculos para que a verdade e a justiça prevaleçam em nossa sociedade.”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!