Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Durante escavação em túmulo viking, pedra em formato fálico é encontrada

Descoberta foi feita por arqueólogos em Tystberga, na Suécia; veja imagens!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/06/2023, às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedra esculpida em formato fálico - Mission Archaeology
Pedra esculpida em formato fálico - Mission Archaeology

Durante escavações de túmulos vikings em Tystberga, na Suécia, arqueólogos tiveram uma inusitada surpresa: eles descobriram uma grande pedra de cerca de 50 centímetros de altura que foi moldada para se parecer com um falo.

A pedra apresenta "linhas esculpidas" que claramente representam um pênis, apontou Rebecka Jonsson, arqueóloga da Mission Archaeology. "À primeira vista, pode parecer apenas uma pedra oblonga em pé", disse à rede SVT.

Mas se você olhar de perto, verá uma série de elementos que mostram que é de fato uma pedra que foi modificada para se parecer com um pênis", continuou.
Pedra esculpida em formato fálico/ Crédito: Mission Archaeology

A descoberta

Segundo o Daily Mail, a equipe encontrou a rocha incomum enquanto realizava escavações de sepulturas vikings e edifícios residenciais em Tystberga. "Durante o exame de um túmulo, uma descoberta muito especial foi feita", escreveu a equipe em sua página no Facebook.

Os pesquisadores informaram que a pedra foi colocada no centro de uma sepultura, como se fosse uma lápide. "Muitas vezes, eles são interpretados com noções de fertilidade, onde as pedras residuais marcavam os túmulos dos homens e as lápides das mulheres".

Pedra esculpida em formato fálico/ Crédito: Mission Archaeology

"Com base nessa conexão, as pedras remanescentes foram, portanto, geralmente adotadas para simbolizar pênis erodidos", continuaram, apontando que uma análise inicial sugere que a pedra foi esculpida em mármore de uma pedreira local.

Também há linhas cortadas ou esculpidas e um buraco no topo e, no geral, é difícil entender mal o que você queria que a pedra emulasse", finalizaram em tom descontraído.