Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Obra em prefeitura de SC revela carta de 1969 em parede

O pedreiro que encontrou a carta relatou que a situação foi uma grande surpresa e a carta revelou um conteúdo peculiar; descubra!

Isabelly de Lima Publicado em 22/01/2024, às 12h23 - Atualizado em 23/01/2024, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carta encontrada em parede em SC - Divulgação / Daiana Carvalho
Carta encontrada em parede em SC - Divulgação / Daiana Carvalho

Durante uma obra no Complexo Municipal de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, um achado surpreendente aguçou a curiosidade dos trabalhadores. Uma cartadatada de 1969, escrita pelo primeiro prefeito eleito na cidade, Jorge Silva, foi encontrada entre tábuas de madeira durante a demolição de parte da estrutura interna do prédio da antiga Câmara de Vereadores.

O pedreiroEsveraldo Brasilicio, responsável pela obra, foi quem fez a descoberta curiosa. "Estava removendo as tábuas e, de repente, estava ali, em pé na face da parede. Essa estrutura era tipo um tablado de madeira. Assim que vi, parei o trabalho e peguei o papel para ver o que era. Foi uma surpresa!", relatou Brasilicio.

A carta, escrita à mão com caneta azul em um pedaço de papelão, listava os nomes das principais autoridades da época e foi confirmada como autêntica pela administração municipal. Jorge Silva foi o segundo prefeito de Morro da Fumaça e o primeiro a ser eleito.

Carta estava escondida em uma parede antiga e foi encontrada por pedreiro - Divulgação / Daiana Carvalho

O neto do ex-prefeito, Rodney Félix Silva Júnior, revelou que fazer registros históricos era um hobby de Jorge Silva. "O vô fazia isso em muitas coisas. Ele tinha o costume de fazer essas cápsulas do tempo. Acredito que ele deve ter feito isso em outras obras em que participou do processo de construção ou reforma. O vô era muito culto, gostava de preservar a história, e deve ter feito isso com o objetivo de transmitir a informação para as gerações futuras", disse.

Acervo histórico

A carta, agora, será incluída na galeria do hall de entrada da prefeitura como parte do acervo histórico do município, de acordo com informações do G1.

A descoberta adiciona um toque especial à reforma e revitalização do Complexo Municipal, iniciada em maio de 2023, que visa sanar problemas estruturais e realizar adequações voltadas à acessibilidade. A construção, datada da década de 60 e inaugurada em 1970, não passava por uma reforma significativa desde 2012.