Notícias » Arqueologia

Durante observação de pássaros, homem encontra valioso tesouro celta na Grã-Bretanha

Pesquisadores acreditam que a descoberta pode ter sido um “baú de guerra” de uma famosa rainha, consistindo em medalhões de ouro, pulseiras de cobre e moedas raras

Isabela Barreiros Publicado em 06/01/2021, às 13h47

Moedas descobertas no tesouro celta
Moedas descobertas no tesouro celta - Divulgação

Na Grã-Bretanha, um homem fazia observação de pássaros quando, ao acaso, fez uma descoberta muito impressionante. Acidentalmente, ele encontrou um tesouro da civilização celta, que continha inúmeras moedas de ouro antigas e raras. 

“Naquela noite, eu estava observando um pouco os pássaros”, disse o homem em entrevista ao New York Post. "Olhei para baixo e vi algo deitado em um pedaço de solo arado profundo ao redor da borda do campo. Eu vi o brilho do ouro e percebi que era um lindo stater de ouro celta, o que me fez sentar em estado de choque”.

“Então, localizei a segunda moeda a meio metro de distância e corri para casa para pegar meu detector de metais.” Com o detector, ele percebeu que o local guardava muito mais do que ele poderia imaginar. 

O resultado da escavação foi medalhões de ouro, pulseiras de cobre e um vaso que continha nada mais nada menos que dezenas de moedas de ouro. Quando ele ergueu o jarro, inclusive, uma “cascata” de ouro caiu. “Uma visão que permanecerá comigo pelo resto da minha vida”, disse.

Os pesquisadores responsáveis pela análise do tesouro afirmaram que ele data de cerca de 2 mil anos atrás, do período em que a rainha celta Boudicca estava em conflito com Roma. Por isso, é possível ainda que a descoberta seja um “baú de guerra” usado pelas campanhas orientais da rainha. 

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.  


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W