Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Princesa Diana

E-mails sobre a polêmica entrevista da princesa Diana são divulgados

A Justiça determinou que a emissora de televisão, BBC, deveria divulgar os e-mails do jornalista Martin Bashir, acusado de manipular Diana

Redação Publicado em 01/02/2024, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Diana e Martin Bashir durante entrevista - Divulgação/BBC
Princesa Diana e Martin Bashir durante entrevista - Divulgação/BBC

A BBC, emissora de televisão do Reino Unido, tornou público o conteúdo de mais de três mil e-mails trocados entre executivos e o jornalista Martin Bashir, relacionados à entrevista concedida a ele pela princesa Diana no programa “Panorama” em 1995.

Estas mensagens foram trocadas em 2020, após a revelação de práticas jornalísticas questionáveis por parte de Bashir.  Conforme repercutido pelo jornal O Globo, a divulgação dos e-mails, que aconteceu por meio da Lei de Acesso à Informação, foi solicitada por Andy Webb, um jornalista que investiga os bastidores da polêmica entrevista. 

Na ocasião, a entrevista repercutiu mundialmente, pois, a princesa detalhou as infidelidades do então príncipe Charles com Camilla Parkes-Bowles, sua atual esposa e rainha consorte. “Existiam três pessoas no casamento, então estava um pouco lotado”, afirmou Diana durante o programa, que somou 23 milhões de espectadores só na Inglaterra. 

Em 2020, esta conversa voltou a ser comentada após a exibição do “The Diana interview: revenge of a princess” (“A entrevista de Diana: a vingança da princesa”, em tradução livre).

O programa da rede ITV expôs as práticas jornalísticas questionáveis de Martin Bashir, que teria enganado, chantageado e manipulado informações para obter a confiança da princesa Diana, sem o conhecimento dos diretores da emissora.

Agora, Webb está apurando se os diretores da BBC sabiam dos métodos utilizados por Bashir para obter a entrevista com a princesa e como eles reagiram ao documentário de 2020. 

Investigação

Nos e-mails divulgados pela BBC, Martin Bashir, de ascendência paquistanesa, diz que está sendo perseguido em razão da cor de sua pele e classe social.

Em uma das mensagens, datada de 20 de julho de 2020, ele promete ao executivo Robert Seatter que os documentos falsificados não influenciaram na obtenção da entrevista

Lamento que esta suposta história de ‘falsificação’ tenha voltado a surgir. Isso não teve nada a ver com conseguir a entrevista. Era evidente que havia certa irritação porque um imigrante de segunda geração, de raízes de classe trabalhadora e não branco, teve a audácia de entrar no palácio real e realizar uma entrevista.”, escreveu Bashir.

No último dia 9 de setembro, Webb publicou um artigo no jornal “The Mail on Sunday” alegando que a BBC ocultou evidências cruciais da Justiça durante a investigação do caso “Panorama” sobre seu envolvimento direto com a abordagem de Bashir. A emissora refutou essas alegações: 

Ao longo deste processo, nós levamos muito a sério nossa responsabilidade de cumprir as instruções do Tribunal. Não há nada que respalde as acusações de que a BBC atuou de má fé em 2020”, afirmou a BBC.