Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Egito anuncia a descoberta de 33 tumbas contendo múmias e ferramentas milenares

Nova descoberta deve auxiliar no entendimento das doenças que acometiam as pessoas que viviam no Egito há milhares de anos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/06/2024, às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiguidades encontradas nas tumbas recém-descobertas - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Antiguidades encontradas nas tumbas recém-descobertas - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou nesta segunda-feira, 24, a descoberta de 33 tumbas familiares dos períodos tardio (712 a 332 a.C.) e greco-romano (332 a.C. até o século IV d.C.) em local próximo à cidade de Assuã.

As tumbas, que foram encontradas por uma equipe formada por arqueólogos egípcios e italianos, contém restos de múmias que auxiliarão no entendimento das doenças que acometiam as pessoas na época. As informações são do portal de notícias O Globo.

Múmias e ferramentas

De acordo com o comunicado, a equipe trabalhava nas proximidades do mausoléu do Aga Khan — onde está enterrado Sir Sultan Mohamad Shah, considerado o homem mais rico do mundo em sua época — encontrou "ferramentas funerárias e restos de múmias que permitem saber mais sobre as doenças prevalentes na época".

Patricia Piacentini, chefe da parte italiana da missão arqueológica e professora de egiptologia na Universidade de Milão, afirmou: "algumas múmias apresentam sinais de anemia, desnutrição, doenças pulmonares, tuberculose e osteoporose".