Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

Elon Musk anuncia que internet via satélite já está disponível em todos os continentes

Através da Starlink, o empresário espalhou mais de 3 mil satélites sobre a órbita da Terra

Wallacy Ferrari Publicado em 21/09/2022, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elon Musk em evento em Chicago - Getty Images
Elon Musk em evento em Chicago - Getty Images

O empresário sul-africano Elon Musk, atualmente ocupante da primeira posição do ranking de pessoas mais ricas do mundo da Forbes, anunciou que seu serviço de internet via satélite, disponibilizado pela empresa Starlink, finalmente chegou em todos os continentes. A confirmação do alcance do serviço partiu de seu perfil pessoal no Twitter na noite da última segunda-feira, 19.

De acordo com o fundador da SpaceX, “a Starlink agora está ativa em todos os continentes, incluindo a Antártida”, disparados ao espaço com o auxílio do foguete Falcon 9, 54 novos satélites foram distribuídos sobre a órbita de diversos pontos ao redor do globo. Dessa forma, a empresa agora acumula 3 mil satélites em funcionamento, como informou o portal G1.

Desde o início deste ano, a cobertura da internet através do Starlink chegou ao território brasileiro, visando levar internet de alta velocidade para locais mais remotos, como zonas rurais. A tecnologia de órbita baixa permite que a entrega de internet seja ainda mais rápida do que a cabeada.

Vinda ao Brasil

Em maio deste ano, Elon foi ao Brasil, no interior de São Paulo, e se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro, anunciando o objetivo de oferecer internet a 19 mil escolas brasileiras localizadas em áreas rurais e monitorar a floresta amazônica.

O encontro ocorreu no em um resort de luxo, com cerca de 100 convidados. Entre eles os ministros Fábio Faria, Ciro Nogueira, Luiz Eduardo Ramos e o ministro do STF Dias Toffoli. Em janeiro, a Anatel concedeu o direito de exploração no Brasil via satélite à Space X.