Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja Católica

Em 70 anos, mais de 4,8 mil crianças sofreram abuso na Igreja Católica em Portugal

Relatório feito após pedido da própria Igreja foi divulgado nesta segunda-feira, 13

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Rudy e Peter Skitterians por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Rudy e Peter Skitterians por Pixabay

Ao menos 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por padres e outros membros da Igreja Católica de Portugal nas últimas 7 décadas. É o que diz uma comissão independente formada a partir de um pedido da própria instituição a fim de investigar suspeitas de abuso.

De acordo com o relatório, que investigou denúncias que feitas a partir de 1950, 77% dos supostos abusadores eram padres, enquanto que os demais teriam algum tipo de ligação com a igreja. O documento foi apresentado nesta segunda-feira, 13.

Muito mais do que estatística

“(Queremos) prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso na infância e ousaram dar voz ao silêncio”, declarou o psiquiatra infantil Pedro Strecht, quem é o chefe da comissão. "Eles são muito mais do que uma estatística", apontou o profissional, segundo informações do portal de notícias G1.

A Igreja Católica de Portugal ainda não se manifestou acerca do relatório, mas bispos portugueses devem discutir o sobre o o tema no próximo mês.

De acordo com a fonte, a comissão portuguesa deu início às investigações em janeiro do ano passado, depois que um relatório feito pela França revelou que em torno de 3.000 autoridades religiosas teriam abusado sexualmente de mais de 200.000 crianças.