Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Joe Biden

Em carta a Biden, congressistas americanos pedem que resultado das eleições do Brasil seja reconhecido de imediato

Documento assinado por 31 políticos destaca a possibilidade de Jair Bolsonaro não aceitar resultado caso perca

Redação Publicado em 28/10/2022, às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro durante encontro com Joe Biden - Getty Images
Jair Bolsonaro durante encontro com Joe Biden - Getty Images

Em carta enviada ao presidente Joe Biden na manhã desta sexta-feira, 28, 31 congressistas dos Estados Unidos manifestaram sua "preocupação crescente" em relação à eleição presidencial no Brasil. No documento, o grupo recomenda que a Casa Branca reconheça o resultado da eleição assim que anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo informações do portal de notícias g1, os políticos destacaram na carta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terminou o primeiro turno à frente de Jair Bolsonaro (PL) e que nenhuma irregularidade eleitoral foi apontada.

"Dada a recusa do presidente Bolsonaro em admitir que respeitará o resultado da eleição e, na ausência de denúncias fundamentadas de irregularidades por observadores eleitorais independentes credíveis, os Estados Unidos e a comunidade internacional devem estar preparados para reconhecer prontamente os resultados anunciados pela autoridade em 30 de outubro", escreveram os congressistas na carta.

De acordo com a fonte, estão entre os signatários do documento os presidentes das Comissões de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, e da Câmara, Gregory Meeks.

Comparação com Trump

Na mensagem, os parlamentares apontam ainda que o presidente brasileiro estaria agindo de modo semelhante a Donald Trump, que, em 2020, contestou a vitória de seu adversário democrata. Na época, a atitude do republicano resultou na invasão do Capitólio.

"Há fortes temores de que, se Bolsonaro perder, ele vá contestar os resultados do segundo turno, quando a diferença entre Bolsonaro e Lula pode vir a ser reduzida", diz a carta.

"Segundo aliados de Bolsonaro, ele já está supostamente trabalhando em um 'projeto de resistência ao estilo Donald Trump' no caso de perder a eleição. Se esses temores se confirmarem e Bolsonaro rejeitar ativamente os resultados das eleições, devemos estar preparados para nos posicionar inequivocamente em defesa da democracia no Brasil", apontaram os parlamentares norte-americanos.