Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Siameses

Em caso raro, gêmeos siameses nascem unidos por osso da coluna no Paraná

Bebês nasceram na última quarta-feira, 27, em um hospital de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/09/2023, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bebês nasceram unidos pelo osso sacro, na base da coluna vertebral - Divulgação/Hospital do Rocio
Bebês nasceram unidos pelo osso sacro, na base da coluna vertebral - Divulgação/Hospital do Rocio

O Hospital do Rocio, situado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), registrou na última quarta-feira, 27, o nascimento de gêmeos siameses. Conforme informações da instituição, os dois bebês apresentam uma conexão entre si pelo sacro, um osso em forma de triângulo localizado na base da coluna vertebral.

Os gêmeos vieram ao mundo por meio de parto cesárea e, juntos, pesam 3,360 quilos. Por respeito à privacidade das famílias, o hospital optou por manter em segredo os nomes dos recém-nascidos e outros detalhes médicos relevantes. A dupla está sob os cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e encontra-se em estado de saúde estável.

De acordo com o portal de notícias G1, a instituição de saúde emitiu um comunicado informando que está atualmente avaliando a situação dos gêmeos com o propósito de determinar o plano de tratamento mais apropriado.

Nascimento raro

A Dra. Marina Nunes Machado, médica responsável pelo procedimento de parto, destacou que o nascimento de gêmeos com essa forma de união é extraordinariamente raro.

Ela explicou: "Gêmeos idênticos são provenientes de um único ovo, que acaba se dividindo. Quando essa divisão não é completa, acabam ficando unidos por alguma parte. O mais comum são os unidos pelo esterno, osso que temos no meio do tórax. Além de gêmeos unidos ser algo bem raro, o fato da união ser pelo sacro torna o caso ainda mais raro", disse.

A médica também mencionou que muitos bebês siameses nascem sem vida ou têm a gestação interrompida nos primeiros meses. Nos próximos dias, a equipe de neurologia do hospital irá monitorar o estado de saúde dos gêmeos para avaliar a viabilidade de uma eventual cirurgia de separação.