Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harry

Em depoimento, Harry desabafa: ‘Sinto hostilidade da imprensa desde que nasci’

Príncipe Harry se tornou o primeiro membro da Família Real a depor em um tribunal de Justiça em mais de um século

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 06/06/2023, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do príncipe Harry - Getty Images
Imagem do príncipe Harry - Getty Images

Após faltar no tribunal da última segunda-feira, 5, o príncipe Harry enfim depôs na manhã desta terça, 6, em Londres, em um processo contra um jornal britânico. Com isso, ele se tornou o primeiro membro da Família Real a depor na Justiça em mais de um século. 

Harry é um entre as mais de cem pessoas que processam a Mirror Group Newspapers (MGN) — editora dos tabloides Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People — pelo suposto crime de grampos telefônicos. Os casos teriam ocorrido entre 1991 e 2011. 

Sinto hostilidade da imprensa desde que nasci", disse. 

"Alguns dos editores e jornalistas são responsáveis ​​por causar muita dor, chateação e, em alguns casos — talvez inadvertidamente — morte", complementou o Duque de Sussex em seu depoimento. "Descobrir os métodos ilegais de como as informações [para alguns] artigos foram obtidas certamente me chocou".

+ Harry e Meghan Markle quase sofrem acidente fatal de carro ao fugirem de paparazzi

Entenda o processo 

A Mirror Group Newspapers (MGN) está sendo processada por Harry e um grupo de mais de cem pessoas — entre atores, esportistas, celebridades e pessoas com ligações com famosos — por atividades ilegais generalizadas cometidas durante duas décadas; entre 1991 e 2011. 

Conforme repercutido pelo G1, o grupo acusa jornalistas da MGN ou investigadores particulares contratados pela empresa de realizarem hacking telefônico em escala industrial, uma forma de obter informações privadas de maneira ilegal. 

Advogados de acusação vão além e apontam que editores seniores e executivos sabiam e compactuavam com os atos ilícitos. A MGN, por sua vez, contesta as alegações e ainda aponta que alguns casos, como o de Harry, foram abertos tardiamente.