Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família Real Britânica

O que faz a família real britânica?

Afinal, qual a função de um membro da monarquia britânica?

Wallacy Ferrari Publicado em 08/09/2022, às 16h00 - Atualizado em 14/11/2022, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II e Príncipe Charles em evento oficial - Getty Images
Elizabeth II e Príncipe Charles em evento oficial - Getty Images

A morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, abalou a família real britânica pela transição de seu trono e mobilização familiar em torno da melancólica perda da monarca que esteve à frente do Reino Unido por 70 anos.

O respeito a autoridade do monarca tem reconhecimento do governo britânico, com Elizabeth II sendo tratada como Sua Majestade. Apesar deste fato, a rainha praticamente não tinha poder político, fato que não mudará com Charles no poder, agora sendo tratado como Charles III.

Mesmo com o título simbólico, o rei se reunirá semanalmente com o primeiro-ministro, tanto para debater temas cotidianos, quanto como um protocolo para enaltecer o posicionamento da realeza publicamente. Mesmo assim, essas reuniões não possuem caráter necessariamente político. 

Quando é politicamente importante

A realeza britânica tem papel político importante nas diplomacias, honrando compromissos oficiais pelo mundo com seus membros, representando muitas vezes o Reino Unido.

Usando a imagem pública da realeza para promover ações positivas, muitos são patronos de instituições de caridade e até criam suas próprias iniciativas destinadas a causas sociais. 

Harry cumprimenta Haddad após chegada / Crédito: Divulgação / YouTube / Estadão

Um destes casos resultou na passagem do príncipe Harry no Brasil, quando ainda compunha a Família Real Britânica. Na ocasião, ele conheceu de perto a chamada Cracolândia, em São Paulo, acompanhado do então prefeito Fernando Haddad.

O episódio ocorreu em 2014, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol em terras tupiniquins, e contou com uma visita a sede do programa Braços Abertos, que havia sido instaurado no começo daquele ano para recuperar usuários de drogas oferecendo emprego, moradia e alimentação.


Relembre a trajetória da rainha em nosso podcast: